A Catedral e o Bazar/XIII

Wikisource, a biblioteca livre

É um sentimento estranho perceber que você está ajudando a fazer história…

Em 22 de Janeiro de 1998, aproximadamente sete meses depois que eu publiquei pela primeira vez este documento, Netscape Communications, Inc. anunciou planos para liberar o código do Netscape Communicator. Eu não tive nenhuma idéia de que isso poderia acontecer até o dia do anunciamento.

Eric Hahn, Vice Presidente Executivo e Oficial Chefe de Tecnologia da Netscape, enviou uma mensagem para mim pouco tempo depois como se segue: "Em nome de todos da Netscape, eu quero agradecer a você por ter nos ajudado chegar a este ponto em primeiro lugar. Seus pensamentos e escritos foram inspirações fundamentais para nossa decisão."

Na semana seguinte eu voei até Silicon Valley a pedido da Netscape para uma conferência estratégica de um dia (em 4 de Fevereiro de 1998) com alguns de seus executivos de alto escalão e técnicos. Nós desenhamos juntos a estratégia de lançamento da Netscape para o código fonte e licenciamento, e deixamos mais alguns planos que nós esperamos irá eventualmente ter impactos mais abrangentes e positivos na comunidade do código aberto. Enquanto escrevo, ainda é um pouco cedo demais para ser mais específico; porém detalhes devem se tornar conhecidos em semanas.

Netscape está para nos fornecer um real teste em larga escala do modelo bazar no mundo comercial. A cultura do código aberto agora enfrenta um risco; se os planos da Netscape não funcionarem, o conceito de código aberto pode se tornar tão desacreditado que o mundo comercial não irá tocar nele de novo por uma década.

Por outro lado, isto também é uma oportunidade espetacular. Reações iniciais ao movimento em Wall Street e em outros lugares foram cautelosamente positivas. Nós também estamos tendo a chance para nos provar. Se a Netscape retomar uma substancial fatia do mercado através deste movimento, ela poderá iniciar uma revolução tardia na indústria de software.

O próximo ano deverá ser muito instrutivo e interessante.