Archivo nobiliarchico brasileiro/Santo Agostinho (Conde de)

Wikisource, a biblioteca livre

SANTO AGOSTINHO. (Conde de) D. José Pereira da Silva Barros. Nasceu em Taubaté, Provincia de S. Paulo, em 24 de Novembro de 1835.

Falleceu na mesma cidade, em 16 de Abril de 1898.

Filho do Capitão Jacintho Pereira da Silva e de sua mulher D. Anna Joaquina de Alvarenga.

Iniciou seus estudos no Convento de Santa Clara, e concluio-os no Seminario Episcopal de S. Paulo, em 1858, recebendo ordens de Presbytero.

Foi 4 annos professor no Seminario, Vigario de Taubaté, em 1864, permanecendo nesta Parochia 19 annos. Eleito Bispo de Olinda em 1881, foi o primeiro Bispo á pregar por sua eloquente palavra, a liberdade do escravo. Removido em 1891 para a Diocese do Rio de Janeiro, ahi permaneceu até esta Diocese ser elevada á Archi-Diocese, e ser elle então substituido por Monsenhor Esberard, o que causou enorme pesar a todos, e provocou viva polemica no Congresso e nos jornaes. Nomeado então Arcebispo de Darnis, retirou-se desgostoso para sua cidade natal, onde viveu o resto de vida na pratica do bem e da caridade.

Era Camarista Secreto de S. S. o Papa Pio IX, membro do Conselho de S. M. o Imperador, Capellão-Mór da Casa Imperial, Assistente ao Solio Pontificio e Prelado Domestico de S. Santidade.

CREAÇÃO DO TITULO: Conde por decreto de 16 de Maio de 1888.