As Proezas de um Namorado Mofino

Wikisource, a biblioteca livre

Zé-pitada era um rapaz Que em tempos idos havia Amava muito uma moça O pai dela não queria... O desastre é um diabo Que persegue a simpatia.

Vivia o rapaz sofrendo Grande contrariedade Chorava ao romper da aurora Gemia ao virar da tarde A moça era como um pássaro Privado da liberdade.

Porque João-mole, o pai dela era um velho perigoso, Embora que Zé-pitada Dizia ser revoltoso, Adiante o leitor verá Qual era o mais valoroso.

Marocas vivia triste Pitada vivia em ânsia, Ele como rapaz moço No vigo de sua infância, Falar depende de fôlego Porém obrar é sustância.

Disse pitada a Marocas, Eu preciso lhe falar Já tenho toda certeza, Que é necessário a raptar, À noite espere por mim Que havemos de contratar.

Disse Marocas a Zezinho: Papai não é de brincadeira, Diz Zé-pitada, ora esta! Você pode ver-me as tripas, Poré não verá carreira.

Diga a que hora hei de ir, Eu dou conta do recado Inda seu pai sendo fogo, Por mim será apagado, Eu juro contra minh’alma Que seu pai corre assombrado.

Disse Marocas, meu pai Tem tanta disposição Que uma vez tomou um preso Do poder de um batalhão, Balas choviam nos ares, O sangue ensopava o chão.

Disse ele, eu uma vez Fui de encontro a mil guerreiros, Entrei pela retaguarda, Matei logo os artilheiros, Em menos de dez minutos O sangue encheu os barreiros.

Disse Marocas, pois bem Eu espero e pode ir, Porém encare a desgraça, Se acaso meu pai nos vir, Meu pai é de ferro e fogo, É duro de resistir.

Marocas não confiando Querendo experimentar, Olhou para Zé-pitada Fingindo querer chorar, Disse meu pai acordou, E nos ouviu conversar.

Valha-me Nossa Senhora! Respondeu ele gemendo, Que diabo eu faço agora?!... E caiu no chão tremendo, Oh! Minha Nossa Senhora! A vós eu me recomendo

Nisso um gato derrubou Uma lata na dispensa, Ele pensou que era o velho, Gritou, oh!, que dor imensa!. Parece qu’stou ouvindo Jesus lavrar-me a sentença.

A febre já me atacou, Sinto frio horrivelmente. Com muita dor de cabeça, Uma enorme dor de dente, Esta me dando a erisipela, Já sinto o corpo dormente.

Antes eu hoje estivesse Encerrado na cadeia, De que morrer na desgraça, E d’uma morte tão feia, Veja se pode arrastar-me, Que minha calça está cheia.

Por alma de sua mãe, E pela sagrada paixão, Me arraste por uma perna E me bote no portão, A moça quis arrastá-lo, Não teve onde pôr a mão.

Ela tirou-lhe a botina, Para ver se o arrastava, Mas era uma fedentina, Que a moça não suportava, Aquela matéria fina Já todo o chão alagava.

Disse a moça: quer um beijo? Para ver se tem melhora? Ele com cara de choro, Respondeu-lhe, não, senhora, Beijo não me salva a vida, Eu só desejo ir-me embora.

Então lhe disse Marocas, Desgraçado!... eu bem sabia, Que um ente de teu calibre, Não pode ter serventia. Creio que fostes nascido Em fundo de padaria.

Meu pai ainda não veio Eu hoje estou sozinha, Zé-pitada aí se ergueu, E disse, oh minha santinha! A moça meteu-lhe o pé, Dizendo: vai-te murrinha!

E deu-lhe ali uma lata, Dizendo: está aí o poço, Você ou lava o quintal Ou come um cachorro ensolso, Se não eu meto-lhe os pés Não lhe deixo inteiro um osso.

Disse ele, oh! meu amor! O corpo todo me treme, Minha cabecinha está, Que só um barco sem leme, Parece-me faltar o pulso, O Anjo da Guarda geme.

Então a moça lhe disse: O senhor lava o quintal Olhe uma tabica aqui!... Lava por bem ou por mal, Covardia para mim, É crime descomunal.

E lá foi nosso rapaz Se arrastando com a lata, A moça ali ao pé dele, Lhe ameaçando a chibata, Ele exclama chorando Por amor de Deus não bata.

Vai miserável de porta Quero já limpo isso tudo, Um homem de sua marca Pequeno, feio e pançudo, Só tendo sido criado Onde se vende miudo.

Disse o Zé quando saiu: Eu juro por Deus agora, Ainda uma moça sendo Filha de Nossa Senhora, E olhar para mim, eu digo: Degraçada, vá embora. </poem>