Carta de Marx a Engels (20 de junho de 1866)

Wikisource, a biblioteca livre

[Londres], 20 de Junho de 1866

... Ontem houve uma discussão no Conselho do Internacional sobre a guerra atual.[1] Previamente tinha sido anunciado que nossos aposentos estavam cheios de gente. Os cavalheiros italianos também enviaram novamente os seus representantes. Os debates diminuíram, como era de se espera, para o problema das "nacionalidades" em geral e sobre nossa atitude quanto a esta. Sexta-feira que vem continuará a discussão deste problema.

Os franceses que eram muitos, não esconderam a antipatia sincera para com os italianos.

Os representantes do França[2] (não operários) defenderam o ponto de vista que toda a nacionalidade e a própria nação são “preconceitos antiquados”. Stirnerismo Proudhoniano. Dividir tudo em pequenos “grupos” ou “comunas” que formam uma "aliança" posteriormente, mas não um Estado. E enquanto se produz a individualização da humanidade se desenvolve o correspondente mutualismo, a história deverá parar em todos os demais países e o mundo inteiro terá que esperar que os franceses amadureçam para a revolução social. Então farão ante nossa vista esta experiência e todo o mundo restante, conquistado pela força do exemplo, farão a mesma coisa. Isso é exatamente o que Fourier esperava de seu falanstério exemplar. Em geral esses que complicam o problema social com superstições do velho mundo são reacionários.

Os ingleses riram muito quando eu comecei meu discurso dizendo que nosso amigo Lafargue e outro havia abolido as nacionalidades nos falavam “em francês”, quer dizer, em um idioma incompreensível para 9/10 dos reunidos. Mais tarde eu insinuei Lafargue, sem perceber isto, entende, aparentemente, por negação das nacionalidades sua absorção para a exemplar nação francesa.

Em geral, a situação é agora muito difícil, por enquanto é necessário combater na mesma medida a estúpida italofilia inglesa e a equivicada polêmica francesa com ela e, em particular, evitar toda a manifestação que possa levar a nossa Associação ao caminho da unilateralidade.


Saúde.

Seu K. Marx


  1. Guerra Austríaco-Prusiana de 1866. O problema desta guerra foi discutido nas reuniões do Conselho Geral Internacional Operária, celebrada nos dias 19 e 26 de junho, e 17 de julho de 1866 de julho. [Nota do MIA]
  2. Marx denomina assim, ironicamente a juventude estudantil francesa que era influenciada pelas idéias de Proudhon. [Nota Editorial]