Os símbolos de uma praça

Wikisource, a biblioteca livre

Logradouro homenageia migrantes[editar]

Praça do Migrante

“A praça do Migrante começou o comércio. É por isso que na praça tem toda essa simbologia da chegada e conquistas adquiridas. Os arquitetos que a projetaram foram muito felizes, porque ali está retratada toda a história e formação de Cascavel. Aquelas cinco placas de concreto representam as cinco regiões Brasil. Uma aponta para o Norte e outra para o Sul da chegada deles aqui, onde se abrigaram naquela cobertura para conversar e começarem a se entender, pois no início eles não se entendiam. Ali tem um balcão de concreto simbolizando que o pessoal do Norte oferecia cafezinho ao pessoal do Sul e o pessoal do Sul esquentaria água em um buraco que ali tem para oferecer chimarrão ao pessoal do Norte”.

(Depoimento de Dércio Galafassi, sobre a simbologia da Praça do Migrante Florêncio Galafassi)

A praça, um dos mais expressivos cartões-postais de Cascavel, foi inaugurada em 1977 e remodelada em 2004 pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A nova proposta foi promover uma parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Cascavel para tornar o logradouro palco para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais.

A praça do Migrante possui uma área de 9.530 metros quadrados, com 5,2 mil metros quadrados de grama, mais canteiros de plantas ornamentais e flores. As obras contaram ainda com a instalação de uma nova iluminação em toda praça, bem como espelho d’água com área de 986 metros quadrados e um moderno chafariz de 12 bicos e 2 laterais. Há mastros para as bandeiras do Brasil e de Cascavel, além de 26 mastros que correspondem às bandeiras dos 26 estados brasileiros, homenageando os migrantes que vieram de todas partes do Brasil, como também um refletor para cada bandeira, cumprindo lei federal de regulamentação na exposição de bandeiras.

Suas cinco rampas de concreto representam as regiões brasileiras e simbolizam o ponto da encruzilhada dos brasileiros, com destaque para a região Sul, origem mais forte da corrente migratória. Localizada no Oeste da Avenida Brasil, onde surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais de Cascavel, a Praça do Migrante tem uma grande simbologia, pois representa a chegada e conquistas dos pioneiros que ali se instalaram

A família Galafassi, apesar do sucesso de seu patriarca e da grande presença comunitária de seus filhos, genros, noras e descendentes, também enfrentou momentos de tristeza e sofrimento. Talvez um dos mais doloridos tenha sido o assassinato de Danilo Galafassi, secretário municipal na administração de Jacy Miguel Scanagatta, ocorrido na década de 70. Danilo foi um desportista de sucesso e era um político promissor quando foi morto a tiros. O caso também foi um dos mais espinhosos para a Justiça já em sua fase moderna, pré-industrial. ....

(Fonte: Alceu A. Sperança, jornal O Paraná, seção dominical Máquina do Tempo)