Página:A Patria Brazileira.djvu/10

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— II —


OFFICIO DO EX.mo SNR. INTENDENTE MUNICIPAL

Srs. membros do Conselho, — Tenho a satisfacção de tranmitir-vos a inclusa petição, na qual o dr. Virgilio Cardoso de Oliveira, um espírito dos mais esclarecidos, dedicado com fructífero empenho á causa da educação cívica nacional, fundado no artigo 31 do regulamento do Instituto Cívico-Jurdico «Paes de Carvalho», do qual é director, solicita á Municipalidade de Belém un auxílio pecuniário para a publicação do livro que acaba de escrever e que se denomina A Pátria Brazileira.

O peticionário, em 1899, impetrou á Municipalidade e obteve um pequeno auxilio para a publicação de sua obra Leitura Cívica, livro que está sendo acceito pelo paiz inteiro e que, com preparar a mocidade brazileira para a vida cívica, é um formoso trabalho de propaganda das instituições democráticas que nos regem.

Não se torna mistér, ao certo, que eu saliente o dever inherente ao poder publico, de amparar por todos os meios os esforços empregados em prol da educação civica, que é uma condição sine qua da superioridade de todos os povos fortes e gloriosos.

A Pátria Brazileira, cujos originaes foram lidos por mim, é um livro, posso garantil-o, destinado a prestar os mais relevantes serviços á mocidade escolar e ao Brazil, pondo-lhe em destaque as grandezas, quer com relação á vida industrial, quer no que concerne á vida espiritual e historica.

Assim, pois, parecendo-me justo que todos os que sentem o amor da patria apoiem esse fecundo esforço do dr. Virgílio Cardoso, peço aos Srs. membros do Conselho se dignem de tomar na merecida consideração o pedido incluso, auctorizando o executivo municipal a attender ao peticionário. Saúde e Fraternidade. — António José de Lemos,

PARECER DO CONSELHO

As 1ª e 3ª Commissões, considerando que, como bem disse o sr. Intendente Municipal, no officio com que transmittiu ao Conselho o requerimento do dr. Virgílio Cardoso de Oliveira, pedindo um auxilio