Página:A Patria Brazileira.djvu/124

Wikisource, a biblioteca livre
— 108 —


rias faculdades de acção que elle então patenteou. No officio com que, antes de partir para a exploração, transferiu a presidência ao Vice-Presidente, consignou estas levantadas phrases:

«Vou tentar a passagem do vapor atravez das cachoeiras do Tocantins e Araguaya, si agora estiverem em ponto que me pareça isto possível. Para o bom exito desta experiencia tem-se preparado largamente tudo quanto é possível preparar com os meios de que se dispõe; infelizmente, porém, a previdencia humana não é sufficiente para garantir o successo dessa causa e só Deus, a quem a confio, pôde fazer com que ella seja propicia.»

Não permittiu Deus que dessa vez lograsse resultado o commettimento. Só em 1868, presidindo Matto-Grosso, deu Couto definitivamente o primeiro e mais considerável passo para unir pelo interior a foz do Amazonas á do Rio da Prata.

Teve para isso de arcar com obices peiores que os dos seis annos anteriores, desajudado da imprensa nacional, que qualificava o projecto de loucura e utopia.

Basta dizer que comprou, mandou desarmar e levar por terra até o Araguaya um vapor que se achava no rio Paraguay.

O transporte effectuou-se em 16 carros que conduziam em caixas, além do vapor desmanchado, tornos, forjas, todo o material de uma officina, para armal-o, fazel-o funccionar regularmente, ferramenta adequada a reparal-o, fundir ferro e bronze das peças da machina que se deteriorassem, — objectos enviados não só de Cuyabá, como do Pará e Goyaz, de cujas administrações Couto os requisitara. Imagine-se a somma de trabalho que isto imjortou!

A viagem dos carros foi de 100 léguas atravez bravio sertão, desprovido de tudo. Eram elles escoltados por 20 praças, com machados e enxadas, a abrirem picadas, construírem pontilhões á medida que avançavam. Varios ficaram pelo caminho prostrados de fadiga ou victimas das sezões. Houve desintelligencias entre os chefes, malogrando-se quasi a expedição. Não cessavam os jornaes de vaticinar que os restos do infeliz vapor seriam afinal abandonados e se perderiam no deserto intransitável.

Couto sobrepujou todas as contrariedades com serenidade e firmeza. Merecem attenta leitura, como exemplos de quanto alcança a força de vontade, os officios, contendo importantes dados históricos, geographicos e estatísticos, nos quaes elle participa ao Ministério da Marinha e ao no da Agricultura o que havia realizado. Trazem a data de 15 e 29 de Maio