Página:A Patria Brazileira.djvu/136

Wikisource, a biblioteca livre
— 120 -


terrestre: columnas, altares, nichos com presépios, consolos, flores, pássaros, animaes, instrumentos de musica, velas etc.

No meio cia sala, porém, existe o ornamento mais precioso de toda a caverna do Monjolmho: é uma estalactite isolada, que, vindo do alto da abobada, se uniu com a estalagmite correspondente sem ter mais adherencias. Rodeado de outras formações formosas, eguaes columnas magestosas de neve, supera todas, parecendo ser revestido de uma camada brilhante de crjstaes deslumbrantes de alvura; e na occasião de illuminação fortíssima para uma reproducção photographica, a sala, com esse Gigante do Monjolinho, nos parecia superior ao erário das narrações de Mil e uma noites.

Medindo, achamos o pé da columna com 8™,5 de circumferencia, e numa entalha de dois metros de altura mede ainda 5°′,5 em volta.

Calculamos o peso especifico do calcito egual a 2.777, que é a media do resultado de diversas experiências, e sendo seu conteúdo de 23,75 metros culicos, temos um peso total para a columna de 54.000 kilos.» (*)

Dentre os rios brazileiros, muitos relembram acções heróicas de que suas margens foram scenario.

O Co77tandituba,. \)or exemplo, ao norte de Alagoas, perto de Porto Calvo, onde se desdobraram grandes scenas da guerra hollandeza, foi theatro de inexcedivel heroísmo.

Alli, o bravo Gamarão, á frente de seus commandados. Índios como elle, fez-se verdadeiramente notável, tendo ao lado a inseparável e abnegada esposa. Clara Camarão, que, na phrase de um historiador, «combateu com um denodo que

(*j As GRUTAS o\iXARE\s DO IpoRANGA — Ricordo Kvone — Revista do Museu Paulista —• vol. UI - 1898.