Página:A Patria Brazileira.djvu/138

Wikisource, a biblioteca livre
— 122.


.Maiquez de Tamaiidaié.

mente em 3 de Setembro de 1866, assegurando o ataque e a tomada da fortaleza pelo segundo Corpo do Exercito. «Terminando», escreveu o Vice-Almirante na parte offlcial

do combate, «não posso deixar de manifestar o orgulho de que me sinto possuído por ter a honra de commandar chefes, officiaes e guarnições tão bravos e decididos, quando se trata de desaffrontar a honra nacional.»

Deu-se, porém, nessa gloriosa lucta um lamentável desastre para a Armada com o desapparecimento do encouraçado Rio de Janewo, ferido de morte por dois torpedos, como vedes figurado na gravura.

O triste acontecimento foi assim relatado em uma correspondência de Buenos- Ayres, datada de li de Setembro:

«Dos encouraçados o que se aclion mais próximo á bateria foi o Rio de Janeiro, cujo Commandante, Américo Silvado, ainda uma vez devia, antes de morrer gloriosamente, comprovar sua conhecida intrepidez e sangue frio. Xa bocca da casamata do encouraçado bateram duas balas inimigas, calibre 68, acertando uma na peça, que também era de 68, e que ficou amolgada e fendida. Os estilhaços, penetrando na mesma casamata, feriram gravemente o 1° Tenente Xapoleão Janser Muller, mataram duas praças e feriram mais oito. Esse bravo V Tenente já perdeu um braço e de certo perderá também uma perna...

O encouraçado, conservando-se na frente da linha, tinha sido desde a véspera um dos vasos que maiores serviços havia prestado. Infelizmente, em uma das evoluções ou voltas que deu, esse encouraçado bateu em uni tropêdo, que, explodindo em baixo do casco, o partiu fazendo grandes rombos. No primeiro momento mal se pôde verificar o que occorria no encouraçado, pois além do estrépito medonho, só se o via envolto em uma espessa nuvem de fumaça; logo, porém, percebeu-se que elle afundava, o que em poucos segundos teve logar.