Página:A Patria Brazileira.djvu/156

Wikisource, a biblioteca livre
— 140 -


hora, responde incontinente o valoroso Tenente Coronel Hermenegildo de Albuquerque Porto Garrêro:

«O Tenente Coronel commandante deste districto militar, abaixo assignado, respondendo á nota enviada jDelo Snr, Coronel Vicente Barrios, commandante da divisão de operações do Alto-Paraguay, recebida ás 8 1/2 da manbã, na qual lhe declara que em virtude de ordens expressas de B8U governo, vem occujDar esta fortaleza, e que querendo dar uma prova de moderação e humanidade, o intima para que se entregue dentro do prazo de uma hora, e que, caso o não faça, passará a tomal-a á viva força, ficando sua guarnição sujeita ás leis do caso, tem a honra de declarar, que, segundo os regulamentos e ordens que regem o Exercito Brazileiro, a não ser por ordem da auctoridade superior, a quem transmitte neste momento copia da nota a que responde, só pela sorte e honra das armas a entregará; assegurando a S. S que os mesmos sentimentos de moderação, que S. S. nutre, também nutre o abaixo assignado.

Pelo que o mesmo commandante, abaixo assignado. ficará aguardando as deliberações de S. S., a quem Deus guarde.»

Era, ])orém, impossível, a resistência de 155 homens, com cinco hoccas de fogo apenas, sem petrechos de guerra suííicientes para o caso, deante de uma esquadrilha de oito navios com 36 canhões!

Apenas recebida a altiva resposta do Commandante da fortaleza, foi a mesma atacada pela artilharia e 3.000 homens das forças inimigas.

Mas, que grandioso espectáculo! Que lucta de gigantes travaram entfio nossos heróicos patrícios, sustentando vivo fogo e mantendo suas posições durante 48 horas!

Comprehendendo, emíim, Porto Carrêro a inutilidade da resistência, exgottadas as munições, e tendo levantado já bem alto o heroísmo do soldado brazileiro, aproveitou a noite de 28, e, por uma sortida estratégica, conseguiu embarcar com os poucos companheiros em um ])equeno vapor e escapar á sanha dos invasores, que, no dia seguinte, investindo o forte, o occuparam