Página:A Patria Brazileira.djvu/175

Wikisource, a biblioteca livre
— 159 ~


ravel, entre os quaes, Campinas, Siumbiú, Uruhúcuára, no Estado do Pará; Nhamundá, entre este e o do Amazonas; Saiacà, Matar y, Uauiàs, Anamá, no do Amazonas.

Nos demais Estados, notaremos, por exemplo: — Xaraes, em Matto-Grosso; Paranaguá, no Piauly; Mangnaba, Jiqitià, em Alagoas; Juparanan, no Espirito Santo; Araruama e Maricá, no Rio de Janeiro; Laguna, em Santa Gatharina; Patos, com 200 kilometros de extensão e 60 na maior largura, e Mearim, com 174 kilometros de extensão e 24 de largura, no Rio Grande do Sul.

Muitos são, egual mente, os portos e Jahias.

A costa marítima do Brazil tem quasi 8.000 kilometros de extensão, e como bem pondera um escriptor «nenhum paiz possue tão longa e tão bella fachada sobre o Oceano Atlântico» .

«Nosso Oceano», escreve competente auctor, «é o verdadeiro Oceano Pacifico e Tranquillo. As tempestades e os naufrágios são muito raros ahi: não ha fogs, nevoeiros, nem gelos fluctuantes. Os portos do Brazil são abertos e francos durante o anno inteiro; sendo que a maior i)arte, com qualquer maré, a toda hora do dia e da noite.

Sabe todo o mundo que o porto do Rio de Janeiro é a obra prima da natureza em portos de mar... Tudo, aljsolutamente tudo, foi feito pela natureza com uma magnificência, uma magestade e uma belleza sem eguaes.».

Dentre os portos, notaremos: Guajará, no Pará; S. Litiz e Alcântara, no M-iranhão; Parnahyba, no Piauhy; Fortaleza, Aracaty e Granja, no Geará; Natal, no Rio Grande do Norte; Parahyha, na Parahyba; Recife e Tamandaré, em Pernambuco; Maceió, Alagoas e Penedo, em Alagoas; Aracaju, em Sergipe; Canuunú, Ilhéus, Porto Seguro, na Bahia; iS. Matheus e Victoria, no Espirito Santo; Campos, Macahé, ]io Rio de Janeiro; Santos, S. Sebastião, em S. Paulo; Rio Grande, no Rio Grande do Sul.