Página:A Patria Brazileira.djvu/201

Wikisource, a biblioteca livre
— 185 —


ora da de chuva, tendo mesmo algumas casas deposito próprio para esta.

Ha alli muitas singularidades dignas de nota: entre outras coisas, dois grandes morros um em face do outro, perfeitamente eguaes, não só na altura como na conformação, de onde lhes vem o nome de — Dois Irynãos.

É notável ainda na ilha a ahundancia extraordinária de ratos e de rolas, principalmente em determinadas epochas.

Quanto a estas, mformaram-nos, occasiões ha em que esvoaçam por sobre os campos de plantação de algodão, milho, mandioca, etc, formando verdadeira nuvem compacta, que chega a sombrear os pontos do campo por onde passa.

Sobre os ratos, porém, é ainda viva a impressão do que vimos: como nos annos anteriores, determinou o Director do presidio a matança, pois elles já circulavam em grande quantidade pelos campos e estradas, sendo a cada um dos trabalhadores marcada uma tarefa pelo respectivo sargento de turma.

Pois bem: ás seis horas da tarde desse dia, na costumada revista passada pelo Director, apresentaram-se os referidos sargentos, trazendo dependurada á mão por uma pequena corda a tarefa de sua turma.

Contadas em alta voz e depositadas em determinado ponto uma a uma com destino á incineração, averiguou-se um total de 1853 ratos nessa primeira fachinal

Entretanto, coisa admirável: não ha noticia da existência de uma só cobra na ilha!

Gonta-se mesmo que, por experiência ou maldade, levaram do Recife uma, que não pôde alli viver muitos dias, sendo encontrada morta em uma das estradas, sem o mais insignificante indicio de violência.

Foi essa ilha o ultimo ponto do território brazileiro avistado pela familia imperial quando seguia no vapor