Página:A Patria Brazileira.djvu/21

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 5 —

feiçoamento-? Como penetrareis na multidão dos conhecimentos humanos? Como podereis ser uteis a vossos paes e a vós mesmos, si a actividade não fôr auxiliada e bem dirigida peia intelligencia e pelo caracter, tornando o trabalho productivo e benefico?

Podereis, porventura, servir bem á Pátria, ignorando os deveres que ella impõe, desconhecendo suas grandezas physicas e moraes?

Assim, a escóla é o grande templo do trabalho, onde o mestre, verdadeiro sacerdote, prepara na mocidade estudiosa o futuro da Patria.

Amae, pois, a escóla: ahi obtereis não somente o esclarecimento de vossa intelligencia, mas ainda o espirito de ordem, de disciplina, de estimulo e de solidariedade, indispensaveis ao convivio social.

Predisposto assim vosso animo, lêde agora interessadamente os capítulos seguintes, onde vos descreveremos a Patria Brazileira, encarada sob todos o pontos de vista.


Capitulo II


Territorio e população


Engastado como uma preciosa perola na America do Sul, nosso querido Brazil abrange um vastissimo territorio, mais ou menos equivalente á decima quinta parte da superficie terrestre do planeta, á quinta parte de toda a America, septentrional e meridional, representando quasi a metade desta.

2