Página:A Patria Brazileira.djvu/230

Wikisource, a biblioteca livre
— 214 —


de 1.045 homens. Ficaram além disso no campo cinco peças de campanha e cinco bandeiras. O inimigo reconheceu sua derrota e a confessou officialmente, attribuindo-a á cobardia dos próprios soldados, A perda dos nossos foi avaliada em 45 mortos e 200 feridos, entrando no numero destes o bravo Henrique Dias, que pela ultima vez derramava nessa campanha seu sangue pela pátria.»

Capitulo

Clima

Prodigamente aquinhoado pela natureza, nosso querido Brazil goza um clima variadíssimo, apropriado a todos os povos e a todas as producções do Universo.

Não exaggeramos; não vos estamos suggerindo impressões nascidas apenas da imaginação alentada pelo calor do sentimento brazileiro.

Nossas palavras representam positivamente a verdade crystallina dos factos.

Lede na phrase insuspeita do grande geographo Elizeu Réclus, por exemplo, um attestado eloquente desta aífírmativa:


«Certamente o Brazil tem todas as vantagens naturaes da terra, do clima, dos productos, para que possam bastar amplamente ás necessidades das multidões que ahi vierem viver. Graças ás diíierenças do relevo e das latitudes, os povos de qualquer origem ahi encontram o meio perfeito que convém a seu pleno desenvolvimento: todas as formas vegetaes da zona tórrida e das zonas temperadas ahi prosperam. Á flora brazileira, já prodigiosamente rica, se ajuntam pela acclimatação as floras de todo o resto do mundo. Para os homens, como para as plantas, o Brazil é uma terra da promissão... Nesse paiz tão fecundo, o calor e a humidade