Página:A Patria Brazileira.djvu/234

Wikisource, a biblioteca livre
— 218 —


o capitalista Francisco Mangueira recompensou a abnegação do corajoso velho fazendo-lhe presente do palacete que jDeitencera á rica proprietária Francisca de Gonçalves; e afim de levar á jDosteridade esta acção inaudita, collocou o retrato de Manoel Bernardes Sá, na Cathedi*al, junto ao do Bispo.» (*)

O que ahi fica, pois, é bastante para fazerdes uma idéa approximada da salubridade e doçura do clima do Brazil, que a nenhum outro paiz inveja, sendo antes por muitos invejado.

Capitulo \

Producções e riquezas naturaes

Em consequência da notável variedade de climas, como já vistes, é o Brazil fabulosamente rico em qualquer dos reinos da natureza.

Gomo tentar descrê vel-os, quando de seus thesouros se diz, por exemplo, que «as florestas do interior, sobretudo as do Amazonas e Paraná, são talvez as mais opulentas do mundo»?!

Gomo desdobrar deante de vossos olhos as grandezas inexgottaveis do Brazil, si para tanto seria necessário um tratado de muitos volumes?!

Até 1889, a flora brazileira, por exemplo, já contava 22.000 espécies classificadas em mil géneros e em 155 famílias.


E, a propósito, refiecte auctorizado escriptor: «Póde-se dizer, entretanto, que a flora da zona central é apenas conhecida: nenhum botânico penetrou jamais nas immensas florestas banhadas pelo Madeira, pelo Tapajós e pelo Xingu,

(*) Dona A. de Almeida e Vasconcellos — A longevidade no Brazil (1900). Transcripção no a Le Brésil j de Pariz, de 21 de Junho de 1905.