Página:A Patria Brazileira.djvu/25

Wikisource, a biblioteca livre
— 9 —

18 milliões de habitantes, poderia comportar uma população correspondente ao total da de todos os paizes citados, equivalente a duzentos e noventa milhões de habitantes.

Maior população poderia ainda ser apurada, fazendo-se o calculo comparativo de habitantes por extensão kilometrica com Portugal, por exemplo, onde ha cincoenta habitantes para cada kilometro quadrado, obtendo-se assim para o Brazil o elevado total de quatrocentos e quinze milhões, trezentos e sessenta e um mil liabitantes!

Numero ainda mais elevado achar-se-ia, sommando-se tantas vezes a população do Imperio Allemão quantas o Brazil o comporta em extensão territorial — quinze vezes —, o que daria um resultado de setecentos e oitenta milhões de habitantes!

Si fizermos com o Reino da Belgica, relativamente o paiz mais povoado na Europa, o mesmo calculo comparativo que com o Reino de Portugal, veremos que, havendo naquelle duzentos e quinze habitantes para cada kilometro quadrado, poderia a população do Brazil elevar-se a um bilhão, setecentos e oitenta e seis milhões, cincoenta e um mil oitocentos e setenta habitantes, isto é, mais do que a população calculada para todo o mundo.

Não é, porém, possível chegar a tal extremo, nem devemos mesmo desejar para o Brazil uma população egual á do calculo comparativo com Portugal, pois a lucta pela vida se tornaria muito difficil.

Demais, o progresso e o engrandecimento dos paizes não estão na razão directa do numero de habitantes, mas nas condições climatericas e sociaes, fertilidade do solo, etc.

O Imperio Chinez, por exemplo, com uma superficie de doze milhões de kilometros quadrados e uma população de quatrocentos milhões de habitantes, é, relativamente, um dos paizes mais atrazados do globo, ao passo que a Republica Suissa, com quarenta e um mil e quatrocentos