Página:A Patria Brazileira.djvu/250

Wikisource, a biblioteca livre
— 234 —


conquistou larga reputação em toda a Europa após experiências realizadas pelo celebre medico Helvetius.

as

No género — madeiras.de construcção, innumeras são as espécies conhecidas nas vastas e fecundas mattas brazileiras, como, por exemplo′.jacarrindá, massarmidiiba, jciu setim, ccmella, ararihá, gonçalo alves, giquitibá, ipé, cedrv, muerap h i in ia, p a 1 1 d′ a i′co, 2)au ferro, sucupira, sapucaia, vinhatico, etc.

Em S. Paulo, Santa Gatliarina e Paraná, por exemplo, existem florestas de pinheiros — araucária brasiIiensis — di\)V(iciada madeira de construcção civil e naval, que produz também uma resina de benéficos effeitos medicinaes nas moléstias pulmonares.

Gomo vereis na gravura seguinte, é um bello tpo de arvore, tendo algumas mais de quarenta metros de altura. Lemos algures que em 1893 se pretendeu enviar do Estado do Paraná para a Exposição de Chicago, nos Estados Unidos da America do Norte, um bonito specimen de araucária com quarenta e três metros de altura, tendo a base três de diâmetro.

Cortado em diversos toros, não poderam estes, entretanto, chegar a seu destino, por não haver vapor que os quizesse conduzir, em vista do peso e da enorme grossura dos mesmos.

Poa\a.