Página:A Patria Brazileira.djvu/252

Wikisource, a biblioteca livre
— 236 —


tacão de 6.624.000 caixas de laranjas, no valor de dezoito milhões de dollars, equivalentes em nossa moeda a muitos milhares de contos de reis!

Affirma-se mesmo que o cultivo e a exploração das laranjeiras têm contribuído mais, sob diversos pontos de vista, para o desenvolvimento geral do rico Estado da Califórnia, do que a própria mineração do ouro.

Eis, portanto, o que dois pés apenas de nossa excellente fructa produziram nos Estados Unidos da America do Norte!

Que essas simples observações possam servir de bom incentivo ás nossas energias, produzindo em vosso espirito um interesse devotado pelo desenvolvimento de nossas riquezas naturaes.

Não basta a posse de thesouros: é preciso saber aproveital-os.


Dentre as fructas do Brazil, entretanto, destacaremos aqui o caju, o mamào, a banana e a manga,

O caju é excellente de gosto e essencialmente medicinal.

Em um estudo sobre fructas brazileiras e suas propriedades, o D′ Eduardo Magalhães assim se pronuncia:

«... E tradicional que o caju chupado pela manhã em jejum é muito saudável. Realmente ha pessoas que se dão bem com essa pratica.

Quero mesmo crer que, attenta á composição, seja esta fructa, usada desse modo, mais agradável do que alaranja.

Em uma conferencia realizada no Recife sobre a utUidade do cajueiro, o respeitável D′ Cosme fez a ajiologia dessa arvore nos termos mais encomiásticos e convencidos, só faltando, para maior encanto das damas e cavalheiros, tivesse logar a cerimonia sob a copa frondosa e balsâmica de um cajueiro em plena florescência.

Comparando a efficacia do sueco do caju com o de outras fructas, a laranja, o melão, a melancia, o abacaxi, a manga, o abacate etc, salienta o enthusiasta conferente que nenhuma dessas possue tanino e