Página:A Patria Brazileira.djvu/254

Wikisource, a biblioteca livre
— 238 —


2*) Bem sêccas em pó finíssimo, seíido queimadas, são efficazes em inhalações contra a asthma;

3°) Envolvendo a carne de vacca por algumas horas, amaciam-na, tendo sido esse eíieito o j)onto de partida para os estudos do sempre lembrado D Moncorvo e de sua descoberta da caricina ou papaína, fermento digestivo por elle isolado do sueco leitoso, principalmente do mamão verde.

As flores — dão um xarope contra a tosse. Conheço casos de tosse rebelde, que, resistindo a differentes meios, cederam a esse xarope, que merece mais attenção do que se lhe presta.

Do tronco — fabricam papel, ignorando eu a razão de não ter vingado essa industria, sendo a matéria prima de tão baixo preço e fácil acquisição.

Os fructos — porém, constituem a parte mais impoi"tante dessa utilíssima arvore, em estado ainda verde ou principalmente maduro.

Do mamão verde — se colhe o sueco leitoso, de que se extráe por processo conveniente a Caricina Moncorvo, a vários respeitos superior á pepsina. Com o nosso elixir de papaina — tenho conseguido muitas vezes regularisar a funcção digestiva em creanças e em adultos. É um digestivo de primeira ordem, quando é empregado opportunamente ou ha indicação.

Do mamão verde, cortado em pedacinhos, se faz bom prato de verdura, imitando a abóbora d′agua, ou se usa em ensopado simples ou misturado com a carne de vacca. Cortado do mesmo modo se prepara também boa sopa. O mamão verde constitue, pois, um alimento ou um coadjuvante de alimentação, devendo ter seu que de digestivo

Maduro é o mamão uma fructa apreciável, sã, útil O mamão,

cumDre reconhecer, é muito menos apreciado do que merece: prejudica-o a abundância, a vulgaridade. Os homens, em geral, dão mais valor ao que mais lhes custa obter: a raridade e a difficuldade encarecem. É, com effeito, uma fructa digestiva, refrigerante, nutriente e muito saudável.

Pessoas ha que se queixam do mamão, accusando de lhes relaxar o estômago. O mal, seja dito, não vem da fructa, mas do abuso: — essas pessoas não começam prudentemente, como devem, excedem-se e d′ahi a perturbação digestiva. Deste modo o que deixa de ser prejudicial? Aconselho frequentemente a dyspepticos o uso dessa fructa, como