Página:A Patria Brazileira.djvu/256

Wikisource, a biblioteca livre
■— 240 -


As fabricas que temos no Brazil, são nos Estados do Rio de Janeiro e ão Paulo. (*)

Em Cuba e muitos pontos da America do Norte a farinha de banana é um grande sustentáculo para os trabalhadores, servindo até para o fabrico do pão, que comem de mistura com os caldos vegetaes; fazem papas, mingáos para os doentes enfraquecidos por diversas moléstias, para os convalescentes, tuberculosos, dyspepticos, e para a alimentação das creanças, como tenho em muitas occasiões mandado empregar de mistura com o leite, obtendo sempre o mais satisfactorio resultado. Na tuberculose pulmonar, a farinha de banana tem sido de um proveito extraordinário, como também para os velhos enfraquecidos, exgottados pelo trabalho; e como alimento das creanças é uma verdadeira maravilha, cujos resultados por diversas vezes tenho verificado, sendo melhor que qualquer farinha extrangeira, como sejam a de Troimn, Láctea e Falières.

A grande vantagem do emprego desta farinha na clinica é como verdadeiro alimento e grande rejarador da nutrição, pelas ricas substancias que o fructo contém, que são as seguintes: alhimína, amido, assucar, dextrina, pJiosphatos de sódio e de potassa, cliloruretos e diversos carbonatos, que muito concorrem para o desenvolvimento muscular.

Nem todas as bananas tem o mesmo valor nutritivo, e para isso transcrevo uma classificação feita pelo meu illustre collega, Snr. D′ Peckol, que tem estudos especiaes sobre o assumpto. Grande \alor nutritivo da banana:

la classe, banana roxa 43"/o

2a classe, banana da terra 42"/o

3a classe, banana ouro 37 °/o

4a classe, banana maçã 34 * /o

5a classe, banana da india 31 %

6a classe, banana capitão-mór 28"/o

7a classe, banana prata 27 ′/o

8a classe, banana São Thomé 20 °/o

9a classe, banana anã 20 °/o

Deante desta classificação scientifica, chega-se á conclusão de que se

(*) Existe também no Pará, em Óbidos, uma fabrica que produz excellente farinha de banana.