Página:A Patria Brazileira.djvu/257

Wikisource, a biblioteca livre
— 241 —


deve preferir as bananas que contiverem mais elementos nutritivos para o fabrico da farinha, afim de se poder obter um producto aproveitado á nutrição e tónico do organismo depauperado de forças.

Com a farinha de banana preparam-se diversos doces esplendidos e sopas para o uso diário em muitas casas de familia, sendo isto um bom alimento que pôde ser feito com caldos de carne, de gallinha e de perdiz, cujo sabor é bem agradável, jodendo-se também misturar a farinha com leite, um pouco de assucar e gemmas de ovo, obtendo-se um bom preparado, que se pôde chamar chocolate de bananas, que muitas vezes mando os doentes usarem nas convalescenças.

Para os neurasthenicos, dyspepticos, devido aos phosphatos de cal, de sódio e potassa, que contém, a farinha de bananas, é de grande vantagem, por ser esta substancia um bom tónico nevrino.

A alguns doentes que não possam supportar o chocolate de bananas, aconselho somente prepôr o miugáo desta farinha com leite de vacca ou de cabra, tornando-a assim uma substancia alimentícia de primeira ordem e de fácil digestão.

Tal é a força da farinha de bananas como alimento, que basta uma colher de sopa da pura farinha para corresponder a 100 grammas de carne de superior qualidade e a meia garrafa de bom leite.

Eis, pois, um termo comparativo entre a farinha de bananas, a bôa carne de gado e o bom leite, tendo unicamente a farinha a grande vantagem de grande applicação na medicina, como alimento de poupança e reparador do organismo enfraquecido por moléstias, principalmente na tuberculose pulmonar, e cujos resultados benéficos eu na clinica tenho verificado em muitos doentes.

Tenho sempre aconselhado a muitas pessoas de minha clientella, quer aqui, quer no Rio de Janeiro, usar de preferencia a alimentação vegetariada e láctea, incluindo o uso da farinha de bananas, como um alimento tem completo.»

E para bem avaliardes, com ja fizemos com relação á laranja, a grande riqueza que possuiriamos nesse producto, si conseguíssemos estalelecer uma exportação considerável, cujas fontes seriam verdadeiramente inexgottaveis, falar-vos-emos aqui, como um eloquente attestado, da ilha da Jamaica, por exemplo.