Página:A Patria Brazileira.djvu/28

Wikisource, a biblioteca livre
— 12 —


o Acre um território em litigio, pretendido também pelo Brazil e pelo Peru, desde o parallelo de dez graus e vinte minutos até á linha da nascente do Javary ao marco do Madeira, e brazileiros todos os habitantes da região, não podemos concordar em que alli penetrem tropas ou auctoridades da Bolivia. Dos três litigantes, Bolivia, Peru e Brazil, é a este que melhor cabe a occupação administrativa provisória dessa parte do teiTitorio contestado, attenta á nacionalidade de sua população. V. Exc. fica portanto auctorizado a mostrar ao Governo Boliviano que as suas expedições em marcha não devem ultrapassar o indicado parallelo e para lhe declarar que, tanto pelo dever de não permittir que sejam maltratados ou exterminados os nossos compatriotas, levantados contra a dominação extrangeira e senhores de todo o paiz, como para satisfazer ao desejo que manifestou no dia 23 de Janeiro o Sr. Villazon, quando disse que seu governo acceitaria a discussão iinmediata si o Brazil se responsabilisasse pela pacificação. Iremos pacificar o território contestado, enviando para esse efíeito tropas que, ao mesmo tempo, protejam a população, mantenham a ordem, tornem impossíveis incursões para os lados do Abunau e do Orton e repillam qualquer aggressão.

As tropas brazileiras farão a policia do território contestado ao oriente do rio Yaco, occupando-o até solução do litigio por via dijlomatica. A Alfandega boliviana, estabelecida provisoriamente em Porto-Acre, deverá ser removida para as visinhanças do barracão Paraiso, ou para outro logar ao sul do indicado parallelo de dez graus e vinte minutos, que é a fronteira estipulada na parte final do artigo segundo do tratado de 16 de Março de 1867. A guarnição de Porto-Acre, único ponto occupado por bolivianos e que segundo noticias recentes já devem ter capitulado, será repatriada com todo o conforto e segurança.

O Governo Brazileiro não quer romper suas relações diplomáticas com o da Bolivia; continua prompto para negociar um accôrdo honroso e satlsfactorio para as duas partes e deseja mui sinceramente chegar a esse resultado. O Sr. Presidente Pando entendeu que é possível negociar, marchando elle com tropas para o norte. Nós negociaremos também, fazendo adeantar forças para o sul com o fim já declarado. No interesse das boas relações de amizade que o Brazil deseja ardentemente manter com a Bolivia, é urgente que os dois Governos se entendam para remover rapidamente esta difficuldade do Acre, fonte de complicações e discórdias. Si não fôr possível um accôrdo directo, restar-nos-á o recurso do juizo arbitral.