Página:A Patria Brazileira.djvu/284

Wikisource, a biblioteca livre
— 2ÕG —


O seu poema é o seu nome! Nery, que mulher da historia, Hoje te excede na gloria. Que tanto brilha e seduz? Judith, no plaustro da fama, Transpõe as eras louvada; Mas Judith travou da espada... Tua arma qual foi? — A Cruz!

Capitulo 11

Vias de communicacão, navegação, industria e commercio

Gomo nenhum outro paiz, é dotado o Brazil de vias natuturaes de communicacão, por uma extensíssima rede de caudalosos rios, que cortam largamente o território em todas as direcções. Vêm a pêlo interessantes referencias de competente escriptor:

«Para se chegar a comprehender a admirável teia de vias de communicacão que a natureza preparou na zo)ia centírd do Brazil, é preciso ver a carta da Ameiica do sul e estudar attentamente seu systema hTlrographico:

Não ha em parte alguma, mesmo na America do Norte, rios como o Amazonas e o Paraná-Prata. O Mississipi-Missouri é muito inferior ao Amazonas; o S. Lourenço mesmo, com seus bellos lagos, não vale o Prata enriquecido pelo Uruguay, pelo Paraná e pelo Paraguay. Os grandes affluentes do immenso Amazonas convergem para a ilha de Marajó, como as grandes linlias de caminhos de ferro francezes para Pariz. Esta maravilhosa orientação" hydrographica repete-se em menor escala no Maranlião: seus hellos rios, navegáveis