Página:A Patria Brazileira.djvu/308

Wikisource, a biblioteca livre
290 —


Josc do l′.iti()nmo.

Joíiquim iVabuco.

Na imprensa, José do Patrocínio, entre outros insignes jornalistas, fazia uma campanlia tenaz e brilliantissima; ao

passo que Joaquim Nabuco, orador notabilissimo, em constantes conferencias publicas, constituiase o centro da ])ropaganda; — seu enthusiasmo levou -o mesmo a Roma afim de solicitar o auxilio moral da palavra do Papa ao clero e ao povo brazileiro. (*)

E para ser completa nossa gloria, a mulher brazileira, sempre propensa ás acções generosas, aos impulsos da caridade e ao enthusiasmo pelas grandes causas, fez sentir notavelmente sua acção benéfica.

Tratando da constituição de nossa nacionalidade, pro curámos tornar conhecido o nome de — Maria Quitéria de Jesus Medeiros —, que se bateu valentemente pela independência politica do Brazil.

Eis agora o mesmo ideal de liberdade inspirando de novo o coração da mulher brazileira, para a grande conquista do direito no terreno da paz.

Muitas distinctas senhoras, em diíFerentes pontos do Brazil, entregaram-se com ardor á santa cruzada da libertação dos escravos; na impossibilidade, porém, de mencional-as em conjuncto, encarnaremos a brilhante plêiade em uma das mais valorosas e abnegadas, tanto mais quanto

C) A rcspecliva Enc\clica chegou, porém, ao Crazil já depois de abolida a escravidão.