Página:A Patria Brazileira.djvu/336

Wikisource, a biblioteca livre
316 —


assistir ao espectáculo, o aeronauta brazileiro transpoz a cerrada fila de bosques (]\v e >i-(′im Pariz desse lado, e chegou á torre Eifíel ás 2 horas

e õl minutos.

Abordou-a á altura de 200 metros pelo 2)ilar de oeste, e ahi iniciou o movimento gyratorio, . perfeitamente executado em uma linha trajectória de 50 metros. Ao chegar ao pilar do norte, o Smitos-Duiiiont n 6 adquiriu o equilíbrio perfeito.

Desde esse ponto Santos-Dumont encetou a viagem de regresso, encontrando vento contrario que soprava á razão de 4 1/2 metros por segundo. Abordou então o pilar do sul, já de volta, e fez rumo a Auteuil.

Nessa altura, o balão, teve que luctar contra a resistência do vento e fêl-o galhardamente, embora a marcha fosse menor do que no começo da experiência. Desde que Santos-Dumont deste modo comprova que pôde vencer a resistência do vento, todos os assistentes comprehendem que o aeronauta brazileiro não terá nenhuma difficuldade em executar as manobras que lhe resta fazer.

Voltando á altura de 150 metros,


B

Pi


1

■′#lll\′


«•íi-v. ifei |>iIa′J.JJÍ». ••;■


mm

fm

" ill-T-t;

Experiência deiinitiva do Saiitos-Duniunt n» G.

O balão deténi-se em Auteuil um momento, que o aeronauta aproveita para cumprimentar as pessoas que alli calorosamente o applaudem. A manifestação dura, perém, pouco, porque o balão logo parte em direcção ao Aero Cliib, onde chega ás 3 horas, 11 minutos e 30 segundos, tendo consumido no percurso completo dez minutos menos do que d tempo arbitrado para a conquista do premio Deutsch.