Página:A Patria Brazileira.djvu/350

Wikisource, a biblioteca livre
— 330 —


Geará, — para o exercito; e para a marinha, na Escola Naval, existente naqiielle Districto.

Em quasi todos os Estados encontram-se também estabelecimentos destinados ao ensino industrial e agrícola, assim como ao da musica, da pintura, etc.

A ultima gravura que vos demos a apreciar representa o Instituto «Lauro Sodré», na Capital do Estado do Pará, estabelecimento de subido valor para o ensino artisticoproíissional, e considerado em seu género o mais inijortante no paiz e talvez mesmo em toda a America do Sul.

Além dos diíferentes estabelecimentos de ensino citados, possue ainda o Brazil um excellente Observatório Astronómico no Districto Federal, e outros de menor importância em alguns Estados; boas Bibliothecas publicas, entre as quaes sobreleva a Biblioiheca Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, Capital da Republica, contando mais de 200.000 volumes, milhares de manuscriptos, mappas, etc.; Institutos Históricos e Geographicos, jardins botânicos, museus, etc.

Capitulo 0

Defesa nacional

Nãolia nação que não estribe a garantia de sua integridade e a defesa de sua honra na força armada, precavendo-se contra investidas e pretenções desarrazoadas no convívio internacional.