Página:A Patria Brazileira.djvu/42

Wikisource, a biblioteca livre
Ir para: navegação, pesquisa

26


Capitulo IO

Nacionalidade brazileira

Nossa cara Pátria é actualmente uma Republica Federativa sob o nome de — Estados Unidos do Brazil —, tendo sido a respectiva Gonstituiçcão promulgada em 24 de Fevereiro de 1891.

Por este systema, diversos Estados, com suas leis próprias e governo particular, reunem-se em communhão politica formando uma só Nação, que, por sua vez, é dirigida nos negócios que entendem com a communidade por funccionarios e leis também especiaes.

Não cabe no plano deste livro maior desenvolvimento sobre nosso actual regimen de governo, a respeito do qual encontrareis noticia circumstanciada em nosso livrinho — Leitura Cívica — também destinado ás escolas.

Vamos, entretanto, em rápida excursão pela historia nacional, relatar-vos as modificações por que tem passado o Brazil até á actualidade.

Colónia de Portugal pelo descobrimento, desde 1500, e descurado durante alguns annos, principalmente porque as vistas do Governo Portuguez estavam firmemente dirigidas para o commercio e as riquezas da fndia, ficou o Brazil entregue á pilhagem de navios extrangeiros attrahidos pela abundância de —páu brazil — madeira muito apreciada e de grande commercio.

Em 1501, com André Gonçalves, e em 1503 com Gonçalo Coelho, vieram ao Brazil pequenas expedições portuguezas sem resultados práticos para a colonisação.