Página:A Patria Brazileira.djvu/64

Wikisource, a biblioteca livre
Ir para: navegação, pesquisa

Píiuceza Izabcl.


— 48 —

Setembro de 1877, de 30 de Junho de 1887 a 2d de Agosto de 1888, períodos esses de viagens do Imperador á Europa e aos Estados Unidos da America do Norte.

O Brazil, porém, que, conquistando a independência, constituirá uma excepçcão nas duas Américas, onde quer as colónias inglezas, quer as liespanholas, ao se libertarem das respectivas metrópoles, adoptaram o S3stema republicano, estava fatalmente destinado a entrar, mais cedo ou mais tarde, na communhcão democrática da America.

Com effeito, as idéas republicanas, iniciadas em Pernam_ buço, em 1710, com Bernardo ′ieira de Mello, desenvolvidas em Minas Geraes com a Inconfidência, avigoradas pelas

revoluções republicanas de 1817 e 1824, em Pernambuco; de 1835, na Bahia, e de 1837 no Rio Grande do Sul, expandiram-se cada vez mais até que a Republica foi proclamada no Brazil em 15 de Novembro de 1889 (*).

Intimado o Imperador da deposição da Monarchia pela revolução triumphante, assim respondeu por escripto:

D. ivdru U. ′ vista da representaçcão que me

loi entregue hoje ás três horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das

(•< A lii>loria das tradirões democráticas no Brazil, da proclamação da Republica e de sua organizavão leial, coiisUlue justameulc o objecto de nosso livrinho: — Leitura Civica.