Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/436

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Casou em primeiras nupcias com Felicio Muniz Pinto Coelho de Mendonça, natural da Provincia de Minas Geraes, filho do Coronel e Capitão-Mór Felicio Muniz Pinto Coelho da Cunha, e de sua primeira mulher D. Marianna Manuella Furtado de Mendonça. Em segundas nupcias casou com o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, nascido em Sorocaba, na Provincia de S. Paulo, em 4 de Outubro de 1793, filho do Coronel Antonio Francisco de Aguiar e de sua mulher D. Gertrudes Eufrosina Ayres de Aguiar.

De ambos esses casamentos deixou geração, alem da que teve de S. M. o Imperador D. Pedro I: a Duqueza de Goyaz, a Duqueza de Ceará e a Condessa de Iguassú e mais um filho fallecido em tenra idade.

Era Dama do Paço, e condecorada com a Banda da Real Ordem de Santa Izabel, de Portugal, por decreto de 4 de Abril de 1827.

BRAZÃO DE ARMAS: As de seu pae o 1º Visconde de Castro. Lisonja partida em pala: na primeira, as armas dos Canto, que são: de vermelho com um baluarte de prata posto de quina; a na segunda, as armas dos Castro, que são: de prata com seis arruelas de azul, póstas duas a duas. Timbre: o baluarte emcimado por um pombo.

CORÔA: A de Marquez.

CREAÇÃO DOS TITULOS: Viscondessa com grandeza por decreto de 15 de Outubro de 1825. Marqueza por decreto de 16 de Outubro de 1826.

SARAPUHY. (Conde de) Bento Antonio Vahia.

Falleceu em 1 de Desembro de 1843.

Casou com D. Rita Clara de Araujo Vahia.

Era Moço Fidalgo da Casa Imperial, Guarda Roupa de Sua Magestade o Imperador e Grande do Imperio.

CREAÇÃO DO TITULO: Conde por decreto de 2 de Desembro de 1840.