Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/16

Wikisource, a biblioteca livre

X


Como sóe suceeder nas primeiras edições, esta não poude ser completamente purificada de erros, que entretanto, poderão ser correctos pouco a pouco.

Muitos nomes scientificos que dera aquelle illustre pernambucano não são conhecidos pelos clássicos, e, portanto, não estão acceitos; o que é devido á falta de publicidade.

Alguns enganos ha também acerca de nomes vulgares e outros, porém que não tiram o mérito da obra.

Bem avisado andou V. S. quando recorreu á Sociedade Vellosiana, oriente das sciencias naturaes no Brasil, afim de nomear uma commissão revisora para este trabalho, porque, elle merece muitíssimo do publico.

Para que se podesse conseguir mais do que isso, era mister que aquella commissão fosse, com tempo bastante, percorrer as diversas províncias.

Apraza a Deus que, como V. S., outros mais procurem archivar os poucos e esparsos trabalhos de nossos sabios, que não existem mais.

Seja-me licito aqui render um culto de admiração e respeito em nome da Botanica brasileira á memoria do venerando naturalista Dr. Custodio Alves Serrão, que acaba de fallecer, e á quem teria V. S. certamente de ouvir a sentença d'este diccionario, com aquella singeleza, verdade, independência e profundeza que eram o apanagio d'aquelle vulto, que morreu quasi esquecido em sua pobre cabana na Gavea.

Espero fazer publicar o que for encontrado, e me for confiado, das producções filhas dos estudos seus. Continue V. S. á pesquizar, e poderemos talvez encontrar mais trabalhos do Dr. Arruda Camara; com o que, V. S. engrandece também a nossa patria,

A grandeza de um paiz não consiste perante a moderna civilização na extensa área de que é formado, nem nos milhões de homens que a povoam; porém no numero de seus sabios nos differentes ramos de conhecimentos humanos.

Rio de Janeiro, 26 de Marco de 1873.

Sr. J. M. Caminhoá.