Página:Elementos de Arithmetica.djvu/108

Wikisource, a biblioteca livre

Podemos, pois, estabelecer a seguinte

Regra. — Multiplica-se o numerador ão ãiviãenão pelo denominador ão ãivisor e o numerador do ãivisor pelo ãenominaãor ão ãiviãenão. Diviãe-se o primeiro proãucto pelo segunão.

136. O processo natural para dividir uma fracção por outra consiste em dividir o numerador ão ãiviãenão pelo numerador do ãivisor, 6 o ãenominaãor ão ãiviãenão pelo denominador ão divisor, dividindo

depois o primeiro resultado pelo segundo.

14 7

Tratando-se de dividir — por —, o resultado será

5o 8

14 -r- 7

56 S- 8

Com effeito, o quociente se obtém tomando a sétima parte do dividendo e repetindo-a oito vezes. Ora, podemos tomar a sétima parte do dividendo, dividindo o numerador por 7, e repetir essa sétima parte oito vezes, dividindo o denominador por 8.

Este processo é muito conveniente, mas só pôde ser empregado quando os termos do dividendo forem múltiplos dos termos do divisor.

Divisão de um numero mixto por outro

137. Para dividir um numero mixto por outro, reãuzem-se os números mixtos a expressões fraccionarias, e depois effectua-se a ãivisão.

Exemplo:

3 j4__ 23 _ 18__23X7 161

4~ir~2~'r~ir~~r~ íixs90"

Fracções de fracções

138. Fracção ãe fracção ê qualquer parte ãe uma fracção.

Da multiplicação das fracções ordinarias resulta o calculo das fracções de fracções, porquanto, multiplicar uma fracção por outra não é mais do que calcular uma fracção de outra, razão por que, nesse calculo, é empregada a regra estabelecida para multiplicar uma fracção por outra.

Assim

Ade4_=i><i 4deA=M#

5 7 5X7 9 7 9X7

Para determinar — dede— de-|-de-^-, calcula-se em primeiro

3 4 5 6 7