Página:Elementos de Arithmetica.djvu/14

Wikisource, a biblioteca livre
10
Arithmetica

Base de um systema de numeração é uma certa quantidade de unidades que deve constituir uma unidade de ordem immediatamente superior. Um systema de numeração tira seu nome da base adoptada. Assim, temos o systema binario, de base 2, o septimal, de base 7, o decimal, de base 10, que foi universalmente adoptado, etc. O principio fundamental para esse systema será portanto: dez unidades de uma ordem qualquer formam uma de ordem immediatamente superior.

O segundo principio que completa o artificio da numeração é o seguinte: Imaginar as unidades constitutivas dos numeros como distribuidas em classes, tendo cada classe sua denominação especial; que cada classe contenha tres ordens, tendo cada ordem sua denominação especial, sendo essas denominações as mesmas para as tres ordens de todas as classes; que as diversas quantidades de unidades de uma ordem tenham as suas denominações especiaes, e que estas denominações sejam identicas para as mesmas quantidades de unidades de todas as ordens das outras classes.

As denominações adoptadas devem, tando quanto possivel, ser formadas de radicaes e terminações que lembrem immediatamente as classes e as ordens de unidades que compõem o numero.

Applicando os preceitos precedentes ao systema decimal, póde-se organisar o seguinte quadro de nomenclatura dos numeros inteiros no systema decimal:

1ª CLASSE -- UNIDADES
3ª. ORDEM 2ª. ORDEM 1ª. ORDEM
Centena Dezena Unidade
UMA CENTENA = DÉZ DEZENAS UMA DEZENA = DÉZ UNIDADES
Cem ou cento = Uma centena Déz = Uma dezena Um = uma unidade
Duzentos = Duas centenas Vinte = Duas dezenas Dous = duas unidades
Trezentos = Tres » Trinta = Tres » Tres = tres »
Quatrocentos = Quatro » Quarenta = Quatro » Quatro = quatro »
Quinhentos = Cinco » Cincoenta = Cinco » Cinco = cinco »
Seiscentos = Seis » Sessenta = Seis » Seis = seis »
Setecentos = Sete » Setenta = Sete » Sete = sete »
Oitocentos = Oito » Oitenta = Oito » Oito = oito »
Novecentos = Nove » Noventa = Nove » Nove = nove »