Página:Elementos de Arithmetica.djvu/17

Wikisource, a biblioteca livre
Numeração
13


As unidades de quarta ordem contam-se do mesmo modo que as unidades das outras tres, e os nomes d'essas unidades são formados dos nomes das unidades de primeira ordem, seguidos da palavra mil, e são: mil, dous mil, tres mil, quatro mil, cinco mil, seis mil, sete mil, oito mil, nove mil.

Os nomes dos novecentos e noventa e nove numeros inteiros comprehendidos entre mil e dous mil, dous mil e tres mil, tres mil e quatro mil, etc., são formados dos nomes das unidades de quarta ordem seguidos dos nomes dos novecentos e noventa e nove primeiros numeros inteiros, e são: mil e um, mil e dous, mil e tres.... mil novecentos e noventa e nove; dous mil e um, dous mil e dous, dous mil e tres.... dous mil novecentos e noventa e nove; tres mil e um, tres mil e dous, tres mil e tres.... tres mil novecentos e noventa e nove; finalmente, nove mil e um nove mil e dous, nove mil e tres.... nove mil novecentos e noventa e nove.

Ao numero nove mil novecentos e noventa e nove reunindo-se uma unidade, forma-se o numero dez mil ou uma unidade de quinta ordem.

As unidades de quinta ordem contam-se do mesmo modo que as unidades das outras quatro, e os nomes d'essas unidades são formados dos nomes das unidades de segunda ordem seguidos da palavra mil, e são: dez mil,vinte mil, trinta mil, quarenta mil, cincoenta mil, sessenta mil, setenta mil, oitenta mil, noventa mil.

Os nomes dos nove mil novecentos e noventa e nove numeros inteiros comprehendidos entre dez mil e vinte mil, vinte mil e trinta mil, trinta mil e quarenta mil, etc., são formados dos nomes das unidades de quinta ordem, seguidos dos nomes dos nove mil novecentos e noventa e nove primeiros numeros inteiros, e são: dez mil e um, dez mil e dous, dez mil e tres.... dezenove mil mil novecentos e noventa e nove; vinte mil e um, vinte mil e tres.... vinte e nove mil novecentos e noventa e nove, trinta mil, trinta mil e um, trinta mil e dous, trinta mil e tres.... trinta e nove mil novecentos e noventa e nove; finalmente, 'noventa mil e um, noventa mil e dous, noventa mil e tres.... noventa e nove mil novecentos e noventa e nove.

Ao numero noventa e nove mil novecentos e noventa e nove reunindo-se uma unidade, forma-se o numero cem ou uma unidade de sexta ordem.

As unidades de sexta ordem contam-se do mesmo modo que as das cinco primeiras, e os nomes d'essas unidades são formados dos no-