Página:Elementos de Arithmetica.djvu/201

Wikisource, a biblioteca livre

horas de trabalho em cada dia. Se o numero de dias em que a obra deve ser feita e o numero de horas de trabalho não mudarem, o numero de operários é directamente proporcional á quantidade da obra ; se a quantidade da obra e o numero de horas de trabalho em cada dia 'forem con stantes, o numero de operários é inversamente proporcional ao numero de dias de trabalho; se, finalmente, a quantidade da obra e o numero de dias de trabalho não mudarem, o numero de operários é inversamente proporcional ao numero de horas de trabalho em cada dia. O numero de operários é, por consequência, directamente proporcional á quantidade da obra e inversamente proporcional ao numero de dias em que ella deve ser feita e ao numero de horas de trabalho em cada dia.

243. Conhecido o valor numérico de uma grandeza, assim como também os valores de outras ás quaes a primeira ê directa ou inversamente proporcional, achar o valor que toma a primeira quando as outras adquirem valores determinados, ê o fim da regra de tres.

Toda questão de regra de tres reduz-se a determinar o quarto termo de uma proporção, sendo conhecidos os outros tres.

Os tres termos conhecidos podem ser dados immediatamente pelo enunciado da questão, ou resultar da multiplicação de duas ou mais proporções ordenadamente.

Na primeira hypothese a regra de tres se diz simples, e na segunda se diz composta.

Regra de tres simples

t

244. Na regra de tres simples, dos tres termos conhecidos, os dous da mesma especie chamam-se termos principaes ; o outro termo conhecido e desconhecido, que são também da mesma especie, chamam-se

termos relativos.

Assim, na questão : Se 47 Mlogrammos de uma certa mercadoria custam 54$000, qual o preço ãe 32 Mlogrammos da mesma mercador ia t

Os termos principaes são 47 kilogrammos e 32 kilogrammos, e os termos relativos são 54$000 e a quantia correspondente a 32 kilogrammos.

Na questão: Se 23 operários gastam 25 dias para fazer uma certa obra, em quantos dias 47 operários farão a mesma obra f