Página:Elementos de Arithmetica.djvu/202

Wikisource, a biblioteca livre

Os termos principaes são 23 operários e 47 operários, e os termos relativos são 25 dias e o numero de dias correspondentes a 47 operários.

Se em uma regra de tres simples, crescendo ou diminuindo um dos termos principaes, crescer ou diminuir o relativo correspondente, ella se diz directa; isto é, os termos principaes são directamente proporcionaes aos seus relativos ; se, pelo contrario, crescendo ou diminuindo um dos principaes, diminuir ou crescer o seu relativo, ella se diz inversa; isto é, os termos principaes são inversamente proporcionaes aos seus relativos.

A regra de tres simples, sendo directa: um dos principaes com o seu relativo devem occupar os logares ãe antecedentes; o outro principal e o seu relativo, os logares ãe consequentes ; ou um ãos principaes com o seu relativo formam a primeira razão, e o outro principal com o seu relativo formam, a segunda razão.

Se a regra de tres fôr inversa : um dos principaes com o seu relativo devem occupar os logares ãe extremos, o outro principal com seu relativo devem occupar os logares ãe meios ãa proporção.

Conhecendo-se a proporcionalidade entre os quatro numeros e se a relação entre elles é directa ou inversa, fica a questão reduzida a estabelecer a proporção e tirar d'ella o valor do termo desconhecido.

Consideremos alguns exemplos:

1? Exemplo.—Se 47 Icilogrammos ãe uma certa mercadoria custam S4$000, qual será o preço ãe 32 kilogrammos ãa mesma mercadoria t

Custando 47 kilogrammos de uma certa mercadoria 54$000, o preço do dobro, do triplo, do quádruplo, etc., d'esse numero de kilogrammos, será o dobro, o triplo, o quádruplo, etc., de 54$000; o preço da metade, da terça parte, da quarta parte, etc., d'esse mesmo numero de kilogrammos, será a metade, a terça parte, a quarta parte, etc., de 54$000.

A questão é uma regra de tres simples e directa. Representando por x a quantia correspondente a 32 kilogrammos, teremos

47 : 32 : : 54000 : x

d'onde

32 X 54000 1728000

= 36765— 47

47

47