Página:Elementos de Arithmetica.djvu/213

Wikisource, a biblioteca livre

4.° Exemplo.—Calcular o tempo necessário para que o capitai S:S28$000, posto a juros segunão a taxa 6, produza l:058$á00.

Applicando a fórmula t -, resulta :

ci

1058400X100 105840000 _

-=5.

3528000X6 21168000

Regra de desconto

249. A regra ãe desconto tem por fim ãeterminar o abatimento que se deve fazer na importancia de uma letra, pagavel no fim ãe certo tempo, mas cujo pagamento se ãeseja realisar antes ão ãia ão vencimento.

Toda letra tem dous valores : valor nominal e valor actual.

Valor nominal ãe uma letra é a quantia que está escripta na letra, ou é o valor que ella tem no ãia ão vencimento.

Valor actual ãe uma letr a é o valor que ella tem na occasião em que é ãescontaãa.

Ha dous modos de descontar uma letra :

O ãesconto racional, denominado também ãesconto por dentro, e o desconto commercial, conhecido também pelo nome de desconto por fora. O ãesconto racional é o juro ão valor actual, e o desconto commercial è o juro ão valor nominal da letra.

Sendo o valor actual menor que o nominal, o desconto racional é menor que o desconto commercial, e por isso é o mais favoravel ao portador da letra.

Dos dous modos de descontar as letras, é o desconto commercial preferido ao racional, por ser o calculo mais expedito ; mas é precisono-tar que procedendo d'esse modo importa em confundir taxa de juros com taxa de descontos e considerar o valor nominal da letra como uma quantia emprestada.

Desconto racional

250. As questões de desconto, sendo regras de tres, resolvem-se do mesmo modo que essas regras; mas podemos, como na regra de juros, deduzir fórmulas por meio das quaes se consiga resolver todas essas questões.

Vianna — Arithmetica 14