Página:Elementos de Arithmetica.djvu/223

Wikisource, a biblioteca livre

Traduzindo em linguagem ordinaria esses diversos resultados, se obtém a seguinte

Regra.—Para dividir um numero em partes proporcionaes a certos números dados, diviãe-se pela somma ã'estes o numero que se trata ãe dividir, e multiplica-se o quociente separadamente por esses números.

256. A regra de divisão proporcional toma o nome de regra de sociedade, tratando-se de dividir, por duas ou mais pessoas associadas em certo negocio, o lucro ou perda que resulta d'esse negocio.

Devendo-se attender na regra de sociedade ás quantias com que entram os socios, e aos tempos durante os quaes elles estão na sociedade, ha quatro hypotheses a considerar :

l'.1 Os socios entram com quantias iguaes e estão na sociedade durante o mesmo tempo.

2a. Os socios entram com quantias differentes e estão na socieãaãe durante o mesmo tempo.

3? Os socios estão na socieãaãe ãurante tempos differentes e entram com quantias iguaes.

4? Os socios entram com quantias differentes e estão na sociedade durante tempos differentes.

Na primeira hypothese, ãeve-se ãiviãir igualmente pelos socios o lucro ou aperãa total.

Na segunda hypothese, ãeve-se ãiviãir o lucro ou perda total em partes proporcionaes ás entradas ãos socios.

Na terceira hypothese, ãeve-se ãiviãir o lucro ou perda total em partes proporcionaes aos tempos durante os quaes os socios estão na socieãaãe.

Na quarta hypothese, ãeve-se dividir o lucro ou perda total em partes proporcionaes aos productos ãas entradas pelos tempos.

A divisão do lucro ou perda total nas tres primeiras hypotheses é razoavel e de justiça, sendo assim considerada por todos os negociantes.

Na quarta hypothese, a divisão do lucro ou perda total em partes proporcionaes aos productos das entradas pelos tempos é uma consequência da segunda e terceira hypotheses.

Com effeito, sejam N e N' dous negociantes, e e e' as suas entradas, t e f' os tempos durante os quaes elles estiveram na sociedade ;