Página:Elementos de Arithmetica.djvu/8

Wikisource, a biblioteca livre

Parecer sobre a obra Elementos de Arithmetica do bacharel João José Luiz Vianna, dado pelo Exm. Sr. Conselheiro Dr. Manoel Francisco Corrêa Leal, lente de mathematicas da Escola de Marinha, e approvado unanimemente pelo Conselho de Instrucção da mesma escola.

 

Li attentamente o trabalho Elementos de Arithmetica, do bacharel João José Luiz Vianna, afim de emittir parecer conforme me foi exigido pelo conselho de Instrucção d’esta escola.

Neste trabalho as definições são claras e precisas, os corollarios decorrem logicamente dos principios admittidos; o processo das operações é indicado com methodo e clareza; as diversas theorias, tratadas elementarmente, estão estabelecidas de modo que o seu estudo, além de facil, torna-se proveitoso aos que se destinam a estudos mais elevados de mathematicas.

Cumpre notar que, tratando das noções sobre as quatro primeiras operações da algebra, parece, á primeira vista, que o autor excedeu os limite de Elementos de Arithmetica, mas assim não aconteceu, si se attender a que o conhecimento d'aquellas noções é de grande utilidade para o desenvolvimento da theoria da divisibilidade dos numeros e outras.

Concluindo, direi que o trabalho, sobre que me cabe dar opinião e que é destinado ao Collegio Naval, acha-se bem elaborado e nas condições de preencher o fim a que o destina o seu autor. Salvo melhor juizo.

 

Manoel Francisco Corrêa Leal.

 

Escola de Marinha. 10 de Abril de 1882.