Tradução Brasileira da Bíblia/Êxodo/I

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Ora estes são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito; entraram com Jacó, cada um com a sua família:
  2. Rúben, Simeão, Levi e Judá,
  3. Issacar, Zebulom e Benjamim,
  4. Dã e Naftali, Gade e Aser.
  5. Todas as almas que saíram da coxa de Jacó eram setenta. José, porém, já estava no Egito.
  6. Morreu José, e todos os seus irmãos e toda aquela geração.
  7. Depois os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, multiplicaram-se e fizeram-se fortes duma maneira extraordinária; e a terra ficou cheia deles.

  8. Entretanto se levantou sobre o Egito um novo rei que não conhecia a José.
  9. Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte que nós.
  10. Vinde, usemos de astúcia para com eles, para que não se multipliquem, e para que não aconteça que, havendo guerra, se unam com os nossos inimigos, pelejem contra nós e se retirem da terra.
  11. Portanto, puseram sobre eles feitores para com cargas os afligirem. E os israelitas edificaram para Faraó as cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
  12. Mas quanto mais os egípcios vexavam aos israelitas, tanto mais estes se multiplicavam e se espalhavam. Os egípcios aborreciam aos filhos de Israel,
  13. e os faziam servir com rigor;
  14. amarguravam-lhes a vida com serviços penosos de barro e de tijolos e de toda a sorte de trabalhos nos campos, com todas as suas tarefas, com que foram obrigados a servir com rigor.

  15. O rei do Egito falou às parteiras hebreias, das quais uma se chamava Sifrá, e a outra Puá;
  16. e disse: Quando servirdes de parteira às mulheres hebreias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matá-lo-eis; mas, se for filha, deixá-la-eis viver.
  17. Mas as parteiras temeram a Deus, e não fizeram como lhes havia ordenado o rei do Egito, antes deixaram os meninos viver.
  18. Então o rei do Egito mandou chamar as parteiras e lhes perguntou: Por que tendes feito isso, e deixado os meninos viver?
  19. Responderam as parteiras a Faraó: Porque as mulheres hebreias não são como as egípcias; pois são vigorosas, e já dão à luz antes que a parteira chegue a elas.
  20. Fez Deus bem às parteiras; e o povo aumentou-se e tornou-se extraordinariamente forte.
  21. Porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes estabeleceu as casas.
  22. Ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem, lançá-los-eis no rio; mas a todas as filhas, deixá-las-eis viver.