Tradução Brasileira da Bíblia/Gênesis/VI

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra e lhes nasceram filhas,
  2. viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

  3. Então disse Jeová: O meu espírito não permanecerá para sempre no homem; por causa do seu errar é ele carne; portanto os seus dias serão cento e vinte anos.

  4. Ora naqueles dias estavam os Nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Os Nefilins eram os valentes que houve na antiguidade, varões de renome.
  5. Viu Jeová que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era má continuamente.

  6. Então se arrependeu Jeová de ter feito o homem na terra, e pesou-lhe em seu coração.
  7. Disse Jeová: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, desde o homem até o animal, até os répteis e até as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.

  8. Porém Noé achou graça aos olhos de Jeová.
  9. Estas são as gerações de Noé. Noé foi um homem justo e perfeito nas suas gerações: Noé andou com Deus.
  10. Gerou três filhos: Sem, Cão e Jafé.

  11. A terra estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.
  12. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne tinha corrompido o seu caminho sobre a terra.

  13. Disse Deus a Noé: Hei resolvido dar cabo de toda a carne, porque a terra está cheia da violência dos homens: eis que eu os farei perecer juntamente com a terra.
  14. Faze para ti uma arca de madeira de gofer: compartimentos farás na arca, e untá-la-ás com betume por dentro e por fora.
  15. Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos cúbitos, a sua largura de cinquenta e a sua altura de trinta.
  16. Farás para a arca uma janela, e lhe darás um cúbito de alto; a porta da arca porás no seu lado: fá-la-ás com andares, um embaixo, um segundo e um terceiro.
  17. Eis que eu vou trazer o dilúvio de águas sobre a terra, para fazer perecer de debaixo do céu toda a carne, em que há o espírito de vida; tudo o que há na terra morrerá.
  18. Porém contigo estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.
  19. De tudo o que vive de toda a carne, dois de cada espécie farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
  20. Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, e de todo o réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.
  21. Leva contigo de tudo o que se come, e ajunta-o para ti; ser-te-á para alimento a ti e a eles.

  22. Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe ordenou, assim o fez.