Tradução Brasileira da Bíblia/Gênesis/XXXVII

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Habitou Jacó na terra das peregrinações de seu pai, na terra de Canaã.
  2. Estas são as gerações de Jacó: José, tendo dezessete anos, estava com seus irmãos apascentando os rebanhos; sendo ainda mocinho, acompanhava os filhos de Bila e os de Zilpa, mulheres de seu pai, e trouxe más notícias a respeito deles a seu pai.
  3. Ora Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar com mangas compridas.
  4. Viram seus irmãos que seu pai o amava mais que a todos os seus irmãos; aborreciam-no e não lhe podiam falar pacificamente.

  5. José teve um sonho, que relatou a seus irmãos; e odiaram-no ainda mais.
  6. Pois lhes disse: Ouvi este sonho que eu tive:
  7. eis que nós estávamos atando feixes no campo, e levantava-se o meu feixe e ficava em pé; os vossos feixes o rodeavam e prostravam-se perante o meu feixe.
  8. Responderam-lhe seus irmãos: Virás de fato a reinar sobre nós? Ou virás de fato a ter domínio sobre nós? Aborreciam-no ainda mais por causa dos seus sonhos e por causa das suas palavras.
  9. Teve outro sonho que relatou a seus irmãos, dizendo: Tive ainda outro sonho: eis que o sol, a lua e onze estrelas se prostraram perante mim.
  10. Quando o relatou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai e disse-lhe: Que sonho é este que sonhaste? Viremos, porventura, eu, tua mãe e teus irmãos a prostrar-nos em terra perante ti?
  11. Seus irmãos lhe tinham inveja, mas seu pai guardava o caso no coração.

  12. Foram seus irmãos apascentar o rebanho de seu pai em Siquém.
  13. Perguntou Israel a José: Não apascentam teus irmãos o rebanho em Siquém? Vem, enviar-te-ei a eles. Respondeu-lhe José: Eis-me aqui.
  14. Disse-lhe Israel: Vai, vê se vão bem teus irmãos, e o rebanho; e traze-me notícias. Assim o enviou ao vale de Hebrom, e ele foi a Siquém.
  15. E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe: Que procuras?
  16. Respondeu ele: Procuro meus irmãos; dize-me onde apascentam eles o rebanho?
  17. Disse o homem: Foram-se daqui, porque ouvi-lhes dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos e achou-os em Dotã.
  18. Eles viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matar.
  19. Diziam um ao outro: Eis que vem o tal sonhador!
  20. Vinde, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa das covas, e diremos: Uma besta fera o devorou; e veremos que será dos seus sonhos.
  21. Mas ouvindo-o Rúben, livrou-o das mãos deles; e disse: Não lhe tiremos a vida.
  22. Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue. Lançai-o nesta cova que está no deserto, porém não ponhais mão sobre ele; isto disse, para o livrar das mãos deles, a fim de o restituir a seu pai.

  23. Logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, da túnica talar com mangas compridas que ele trazia;
  24. e, tomando-o, lançaram-no na cova: ora a cova estava vazia, não havia água nela.
  25. Então se assentaram para comer. Levantando os olhos, olharam, e eis que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade, trazendo os seus camelos tragacanta, mastique e lábdano, que iam levar ao Egito.
  26. Disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar a nosso irmão e encobrir o seu sangue?
  27. Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas, e não seja a nossa mão sobre ele, porque ele é nosso irmão, nossa carne. E escutaram-no seus irmãos.
  28. Passando uns negociantes midianitas, tiraram e alçaram da cova a José, e venderam-no aos ismaelitas, por vinte moedas de prata; estes o levaram ao Egito.
  29. Tendo Rúben voltado à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou os seus vestidos.
  30. Voltou a seus irmãos e disse: O moço não aparece; e eu para onde irei?

  31. Então tomaram a túnica de José, mataram um bode e tingiram a túnica no sangue.
  32. Enviaram a túnica talar com mangas compridas e fizeram levá-la a seu pai e disseram: Achamos esta túnica; vê se é a túnica de teu filho ou não.
  33. Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; uma besta fera o devorou, sem dúvida José foi despedaçado.
  34. Rasgou Jacó os seus vestidos, pôs saco sobre os seus lombos e lamentou seu filho muitos dias.
  35. Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas para o consolarem, mas ele não quis ser consolado; e disse: Pois com choro hei de descer para meu filho ao Sheol. Assim o chorou seu pai.
  36. Os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.