Tradução Brasileira da Bíblia/I Timóteo/IV

Wikisource, a biblioteca livre
  1. Mas o Espírito diz expressamente que nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, atendendo a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,
  2. mediante a hipocrisia de homens mentirosos, que têm a consciência cauterizada,
  3. que proibem o casamento e ordenam a abstinência de alimentos, que Deus criou para serem usados com gratidão pelos que crêem e conhecem bem a verdade.
  4. Pois toda a criatura de Deus é boa, e nada deve ser rejeitado, se é recebido com gratidão;
  5. porque é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

  6. Expondo estas coisas aos irmãos, serás um bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido;
  7. mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te na piedade.
  8. Pois o exercício corporal para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é útil, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser.
  9. Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação;
  10. pois para isso é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.
  11. Prescreve estas coisas e ensina-as.
  12. Ninguém despreze a tua mocidade, mas torna-te o exemplo dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
  13. Enquanto eu não vou, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino.
  14. Não negligencies o dom da graça que há em ti, e que te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
  15. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja a todos manifesto.
  16. Vela sobre ti e sobre o teu ensino; persevera nestas coisas, porque, fazendo isto, te salvarás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.