Tradução Brasileira da Bíblia/Isaías/II

Wikisource, a biblioteca livre
  1. A revelação que Isaías, filho de Amoz, viu no tocante a Judá e a Jerusalém.
  2. Sucederá nos dias vindouros que o monte da casa de Jeová será estabelecido no cume dos montes, e será exaltado sobre os outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
  3. Irão muitos povos e dirão: Vinde e subamos ao monte de Jeová, à casa do Deus de Jacó; dê-nos ele a lição dos seus caminhos, e andaremos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra de Jeová.
  4. Ele julgará entre as nações, e servirá de árbitro a muitos povos; das suas espadas forjarão relhas de arado, e das suas lanças podadeiras: uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.
  5. Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz de Jeová.

  6. Pois tu, Jeová, rejeitaste o teu povo, a casa de Jacó, porque estão cheios de costumes do oriente, e são agoureiros como os filisteus, e fazem alianças com os filhos dos estrangeiros.
  7. A sua terra está cheia de prata e de ouro, e sem limite são os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e dos seus carros não há fim.
  8. Também a sua terra está cheia de ídolos; adoram a obra das suas mãos, o que fizeram os seus dedos.
  9. Por isso o homem tem de ser abatido, e o varão humilhado, e não lhes podes perdoar.

  10. Entra nas rochas e esconde-te no pó, para evitar o terror de Jeová, e a glória da sua majestade.
  11. Os olhos altivos do homem têm de ser humilhados, e abatida a altivez dos varões, e só Jeová será exaltado naquele dia.
  12. Pois Jeová dos exércitos tem um dia contra tudo o que é soberbo e altivo, e contra tudo o que é elevado, para que seja humilhado;
  13. contra todos os cedros do Líbano, que são altos e elevados, e contra todos os carvalhos de Basã;
  14. contra todos os montes altos, e contra todos os outeiros elevados;
  15. contra toda a torre alta, e contra todo o muro fortificado;
  16. contra todos os navios de Társis, e contra toda a obra que agrada a vista.
  17. A arrogância do homem será abatida, e a altivez dos varões será humilhada; e só Jeová será exaltado naquele dia.
  18. Os ídolos de todo desaparecerão.
  19. Os homens meter-se-ão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, para evitar o terror de Jeová e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra.
  20. Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que se fizeram para adorar;
  21. a fim de entrar nas cavernas das rochas e nas fendas dos rochedos, para evitar o terror de Jeová e a glória da sua majestade, quando ele se levantar para espantar a terra.
  22. Deixai-vos de homem que não é senão o sopro dos seus narizes. Pois em que se deve ele estimar?