Utilizador Discussão:555

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Aviso

O ano de 2023 se iniciou com severas questões de saúde em minha família, questões essas que me deixam indisponível ao Wikisource por tempo indeterminado. Não estou acompanhando páginas de discussão, nem notificações. Posso, no entanto, ser encontrado através de e-mail. 22h38min de 7 de maio de 2023 (UTC)

  • Atualização: poderei ser visto editando ocasionalmente, mas ainda sem condições/paciência para participar de debates comunitários. 14h21min de 30 de julho de 2023 (UTC)
Esta é uma página de usuário do Wikisource, a biblioteca livre.

Se você encontrar esta página em qualquer outro local que não o Wikisource, você estará visitando uma cópia. Note que a página pode estar desatualizada e que o usuário a quem pertence esta página pode não ter nenhuma ligação pessoal com qualquer outro sítio que não o próprio Wikisource. A página original se encontra em https://pt.wikisource.org/wiki/Utilizador Discussão:555.

Wikimedia Foundation
Wikimedia Foundation


Anexo:Versões[editar]

Olá Lugusto! Entendo que prefere não entrar em discussões, desculpe se lhe incomodo mas há algo que gostaria de entender melhor antes que você tire férias novamente.

Em relação à Anexo:Versões/O Corvo, eu nunca entendi direito porque é uma página em anexo, sendo que não há página principal a ser anexada. Você mencionou a questão de Especial:PagesWithoutScans, não havia pensado nisso antes mas creio que poderia ser resolvido inserindo __DISAMBIG__ em {{Lista de versões}}. Você disse também que há outras questões, então... quais? ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 15h34min de 10 de agosto de 2023 (UTC)[responder]

Não é exatamente que eu não goste de discussões, estou em um momento não muito aberto a me envolver com a parte mais administrativa do Wikisource, sabe? Assuntos mais complexos podem me pegar ou não em momentos menos propensos a interagir. Agora mesmo, como não sei que horas voltarei de acompanhar meu pai em compromisso médico regular e amanhã de manhã precisarei ir atrás de burocracia do tratamento de minha mãe, estou respondendo em modo mobile, sem poder colocar links para páginas explicativas do enWs que te fariam entender melhor o assunto.
Desambiguações são tratadas pelo sistema como páginas que nunca deveriam receber um link. Num mundo ideal, a Wikipedia mesma teria essas páginas sem nenhum afluente. Mas, nos Wikisources, há a peculiaridade de existirem listas que a gente gostaria que o leitor as encontrasse. Quantas pessoas já não fizeram, por exemplo, traduções diferentes de um mesmo soneto de Shakespeare ao longo dos séculos? Há alguma melhor para que em um texto de, sei lá, Machado de Assis, haja link direto à essa versão ao invés de uma lista delas?
O MediaWiki tem mecanismos nativos (página especial) e adicionais (gagdget de cores em links, por exemplo) para quem desejar caçar desambiguações a serem desfeitas nos links. Não é justo que essas listas que a gente quer que o leitor ache fique lá listada junto. Vai no mínimo afastar quem quiser se dar à essa tarefa.
O enWs cag........rs e anda para a preocupação de diminuir a quantidade de páginas prévias sem originais associados, praticamente ignora uma página do phe lá no toolserver que dá pra acompanhar essa métrica de qualidade. Eu e outros usuários da "minha época", digamos assim, daqui do ptWs não. Sei que há outro ws (o italiano?) que tem um namespace especial para essas listagens. Aqui, já na época que o projeto foi encolhendo, adotamos o prefixo Anexo:Versão/ como pseudonamespace (assim como o Anexo:Ficha/, por exemplo). Não há lógica linguística, digamos assim, se falando que a lista de versões é um Anexo de algo, mas é o recurso técnico que encontramos na época.
Preciso encerrar a mensagem por agora, mas há vantagens e desvantagens de se ter muitos namespaces personalizados, caso pense em criar um aqui. Os números internos de sistema deles nos Wikisources já variam muito (veja o de Page do enWs e o de Página do ptWs, por exemplo). Mas, pode ser uma alternativa viável se desejar URLs linguisticamente mais lógicas. Lugusto 15h59min de 10 de agosto de 2023 (UTC)[responder]
@555: Depois de estudar um pouquinho, soltei uma ideia em phab:T344214. ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 02h52min de 15 de agosto de 2023 (UTC)[responder]
E melhoras a tua família também. Cuide deles primeiro e, se sobrar um tempinho livre, dá umas passadas por aqui. Todos nós somos voluntários, afinal =) ━ ALBERTOLEONCIO Who, me? 03h08min de 15 de agosto de 2023 (UTC)[responder]

Grande Lugusto, como vai!

Havia começado a transcrever essa obra, mas fiquei um pouco na dúvida de como organizá-la, já que os capítulos estão dispersos nos volumes da Revista Kósmos. Eu fiquei entre:

  • Transcrever as páginas correspondentes de cada galeria e transcluír em uma única página: Por Darwin
  • Fazer algo semelhante com Anexo:Cartas de Olinda e Alzira e criar subpáginas para cada seção de cada edição da revista.

Manter Por Darwin não impede que Kósmos seja criada no futuro, mas... não sei. O que achas? ━ Albertoleoncio Who, me? 18h39min de 18 de fevereiro de 2024 (UTC)[responder]

Oi, desculpa pela demora em responder. Você acabou me pegando bem no começo de mais um pequenino sumiço.
Vi que nesse meio tempo você optou por cada trecho como uma subpasta de Por Darwin. Me parece mesmo o mais adequado para ao menos o médio prazo. Se alguém resolver vir a transcrever o periódico por completo (o que eu duvido que venha, mas, vai saber) imagino que a pessoa procurará por fragmentos que já não estejam disponíveis antes de começar e aí sim fazer alguma adaptação. Lugusto 17h17min de 6 de março de 2024 (UTC)[responder]
@555: De fato... Obrigado! =D ━ Albertoleoncio Who, me? 00h54min de 7 de março de 2024 (UTC)[responder]