Wikisource:Política de imagens

Wikisource, a biblioteca livre
(Redirecionado de Wikisource:PI)

Por ser o Wikisource uma biblioteca livre que aceita apenas materiais livres, suas imagens também sempre deverão estar sob copyright livre. Por livre, entende-se material em domínio público ou que se possa fazer absolutamente qualquer uso, inclusive criar novos trabalhos originais baseados em um anterior sem a necessidade de prévia autorização e o uso com interesse comercial dos mesmos.

Em outras palavras, as políticas de direitos autorais para imagens são as mesmas que para textos no Wikisource, e as políticas de direitos autorais para imagens no Wikisource lusófono são exatamente as mesmas que as do Commons.


Fair Use, Uso Educativo ou Uso Aceitável[editar]

Imagens alegando Fair Use (uso educativo, com restrições de uso) não são aceitas no Wikisource lusófono. Isso implica, principalmente, que as imagens carregadas para o Wikisource em Língua Portuguesa não podem ter nenhuma restrição de uso, mesmo comercial. Imagens com quaisquer forma de uso restrito podem ser eliminadas a qualquer tempo ao abrigo da regra de Eliminação rápida nº 13.

Envio de Imagens[editar]

Uma vez que o Wikisource lusófono aceita apenas as mesmas licenças que o Commons aceita, e uma vez que as obras aqui disponíveis podem estar também disponíveis em outros idiomas da Wikisource, é extremamente preferível que as imagens seja enviadas diretamente para o Commons ao invés do que para o acervo local. Imagens disponibilizadas no Wikisource lusófono e que se caracterizem como imagens livres, por isso mesmo, podem a qualquer momento e sem prévio aviso serem transferidas para o acervo do Commons.

Uso de Imagens nas páginas[editar]

Imagens nunca poderão ser utilizadas apenas como mero adorno. Uma imagem deverá estar presente em algum texto apenas se ela acrescenta algo para a compreensão do mesmo.