Wikisource:Esplanada/Candido de Figueiredo 1913

Wikisource, a biblioteca livre

O pessoal lusófono do Distributed Proofreaders está caminhando a passos largos com a verificação de OCR do Novo Diccionário da Língua Portuguesa Candido de Figueiredo — (1913). No http://dicionario-aberto.net/bin/dic.pl está disponível até o fim da letra N. Ele é adicionável ao pt.wikisource de acordo com nossa política de inclusão, e está ok pela nossa de direitos autorais (simultaneamente {{DP-1}} e {{DP-3}}).

  1. Realmente adicionaremos (bots, obvio) esse dicionário aqui?
  2. Qual forma de disponibilização? <prefixo>/<verbete>, como de costume? Da letra A até o fim da N são 85.287 entradas (!)

Olhando a vizinhança um pouco:

Numericamente, o que significará adicionar o dicionário, uma definição por página:

  • Atualmente temos 16.926 unidades de texto. + 85.287 = 102.213 unidades de texto.
    • o en.wikisource tem 120.056 (com minibiografias e demais acessórios em namespaces próprios), o fr.wikisource tem 47.255 (com namespace principal contendo unidades de texto e acessórios) e o es.wikisource tem 41.184 (com namespace principal contendo unidades de texto e acessórios e divisões aparentemente aleatórias de textos, tal como em es:Amar por arte mayor: 011)
    • Em outras palavras, estaremos sendo a última gota d'água de um copo cheio de fatores que levam a considerar a contagem de artigos/unidades de texto algo impraticável aos Wikisources. Na lista de discussão dos Wikisources houve algo sobre isso meses atrás (tópico Changing the Wikisource main page), mas parece não ter tido resultados práticos.

O que faremos? Pessoalmente, eu sou da opinião de ir uma definição em cada unidade de texto mesmo. Há unidades de texto bem pequenas por aí (exemplo: zh:言懷 (錢起)) e realmente a forma de contagem nos Wikisources deve mudar. Se formos nós a gota d'água final, melhor xD. O que acham? Lugusto 01h37min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Hey, que legal! Fico feliz de ver que teremos grande entrada de conteúdo. Sou a favor. Mas tem esse problema da quantidade mesmo... é absurda! Hehe... só pra ver se entendi, com gota d'água você quer dizer que teremos tantos textos que saltaremos para as primeiras posições de wikisource por número de textos e que os demais não aceitaram o salto e terão que inventar uma nova forma de contar os textos?! Se for, também acho interessante pela ousadia hehe, se não mudarem bom, continuaremos em alta posição. Sou da mesma opinião: uma definição em cada unidade de texto! — Delemonbão! 03h09min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Não vejo problema em ser um verbete por página, seria muito pouco intuitivo e trabalhoso arranjar outra forma de divisão. E com o adicional de que podemos dar o pontapé inicial na mudança de contagem! BTW, e <emo mode>, tem um dicionário de arquitetura no source espanhol!!! AAAAA <emo mode/> rsrsrs. Mateus Hidalgo diga! 14h29min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)

Quais seriam as outras opções? Adicionar cada letra como se fosse um capítulo e criar redirecionamentos para as palavras? Como é a divisão de capítulos em dicionários? Por praticidade, o melhor parece mesmo ser colocar um verbete por página, já que será feito por bot.

Só para constar, no Wikilivros temos o mesmo problema com contagem de módulos. Não faz sentido contar o número total de página e sim de livros. E ainda assim, talvez só de livros completos. - Jorge Morais 02h44min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Verdade, o books também sofre com essa defasagem. Então vamos botar a banca pra quebrar? Hehe Delemonbão! 04h19min de 18 de Janeiro de 2009 (UTC)
Bom, como eu tinha comentado no Wikilivros, pode-se improvisar uma predefinição para contar o número de livros, em vez de páginas, no projeto usando categorias e a {{PAGESINCATEGORY}}. Um tipo de categorização que ajudaria a fazer isso é, por exemplo, a colocação de cada livro em uma "Categoria:Letra", sendo Letra a primeira letra do nome do livro. Aí, pode-se fazer uma adaptação do código atual da {{NÚMERODELIVROS}}, de modo que a soma (que atualmente tem parcelas numéricas, contadas manualmente, naquele código) seja feita com todas as parcelas da forma {{PAGESINCATEGORY:Letra}}.
Mas é claro que uma melhoria no sistema de contegem do proprio software viria a calhar... Quem sabe a movimentação em torno da usabilidade possa ser aproveitada... Helder 18h45min de 24 de Janeiro de 2009 (UTC)

Estou retomando a discussão pois gostaria de saber: é possível um bot passar nas categorias (por exemplo, Categoria:Glossário:A) e ir preenchendo o índice do dicionário (por exemplo, Candido de Figueiredo 1913/(A))? --MisterSanderson 15h41min de 25 de Julho de 2011 (UTC)

Percebi que não é possível, e também que um índice não é tão prático numa obra deste tipo. Por isto, copiei um sistema de busca da Esplanada do Wikcionário para o dicionário Candido de Figueiredo. --MisterSanderson 00h32min de 1 de Setembro de 2011 (UTC)