Wikisource:Esplanada/Problemas de domínio público

Wikisource, a biblioteca livre

Informações defasadas. Por gentileza, verifique Wikisource:Esplanada/Problemas de domínio público, o retorno para maiores detalhes


Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

Problemas de domínio público[editar]

Eu sei que é bastante coisa para ler e para pensar, mas dediquem uns minutos à isso. É importante para todos nós. Lugusto 21:36, 4 Maio 2007 (UTC)

Lendo as discussões do Wikisource em inglês, acabei descobrindo um cenário surreal da legislação estado-unidense. Procurei resumir ele em Ajuda:Incompatibilidade de domínio público. Dêem uma lida nessa página antes de prosseguirem.

De um lado, há esse problema. Se formos querer ficar 100% de acordo com a legislação dos EUA, estimo que umas mil ou duas mil páginas atuais deveriam ser eliminadas e uma quantia enorme de obras não poderiam ser adicionadas tão cedo (incluindo a maioria esmagadora da poesia e prosa de Fernando Pessoa, só para citar o exemplo mais pop).

De outro, há a possibilidade de nunca ninguém clamar por copyright por esses materiais. Nos países onde eles têm valor de mercado já estão em domínio público. Não consigo imaginar nenhum herdeiro brigando por copyright desses materiais em um país que a língua portuguesa não seja muito falada.

Vejo duas opções:

  1. Simplesmente ignoramos essa incompatibilidade e continuamos a enviar desses materiais, apenas os listando para se algum dia ou algum herdeiro (ou a própria Wikimedia) exigir por algum motivo a retirada deles eles poderem ser removidos/transferidos para outros lugares sem maiores transtornos.
  2. Já eliminamos tais páginas, transferimos seus conteúdos para outro lugar e novos conteúdos de mesmo tipo sendo inseridos diretamente apenas em tal lugar.

Alguém vê mais alguma ou quer comentar algo? Lugusto 21:36, 4 Maio 2007 (UTC)

Votação[editar]

Manter tais textos
  1. Eu Concordo em manter as obras por aqui. Simplesmente não vejo como alguém pode reclamar por copyright delas. No caso dos autores menos conhecidos (e mesmo dos mais conhecidos e suas obras menos conhecidas) vamos mais é estar fazendo um favor à eles coletando e digitalizando materiais que raramente são reeditados do que impedindo seus herdeiros de lucrarem. Lugusto 21:36, 4 Maio 2007 (UTC)
  2. Concordo. Afinal, apesar de os servidores estarem nos Estados Unidos, acho que não faz sentido um brasileiro, por exemplo, ter que ir à lei americana para reclamar copyright. No máximo isso provavelmente abriria uma polêmicas (daquelas que aparecem na tv americana): como é que um brasileiro vai processar outro por ter inserido uma obra em domínio público no Wikisource a partir do Brasil? Rafael, o Galvão 22:32, 4 Maio 2007 (UTC)
  3. Giro720 04:07, 5 Maio 2007 (UTC)
  4. Concordo. FORTES 15:53, 7 Maio 2007 (UTC)
  5. Mateus Hidalgo diga! 03:37, 13 Maio 2007 (UTC)
  6. Concordo Sem dúvida! -- Schultz | (0) 17:36, 22 Maio 2007 (UTC)
  7. Ozymandias 11h59min de 9 de Julho de 2007 (UTC)
Eliminá-los
Comentários
  • Se não há perigo de algum problema judicial grave, não há porque retirar. E também há sempre a solução antiga: perguntar. o comentário precedente não foi assinado da forma habitual em wikis. Ele foi escrito por 200.203.3.15 (discussão • contrib.)

Alternativas de locais e como fazer a listagem[editar]

Na Wikisource Discussão:Esplanada/Problemas de domínio público, para tentar evitar confusões e atropelos. Lugusto 21:36, 4 Maio 2007 (UTC)

Common action needed[editar]

http://wikisource.org/wiki/Wikisource:Scriptorium#Common_action_of_Non-US_Wikisource_chapters_needed

Please also vote at Commons! Greetings from Germany --84.60.240.164 16:33, 6 Maio 2007 (UTC)