Wikisource:Sítios com conteúdos livres

Wikisource, a biblioteca livre
(Redirecionado de Wikisource:Sítios avaliados)


Sítios avaliados são links de sites onde é possível encontrar material que possa ser adicionado ao Wikisource lusófono, seguindo a política de direitos autorais, a informação sobre material em domínio público e a política de inclusão.

Textos[editar]

Sítios web onde é possível encontrar textos em língua portuguesa prontos para serem inseridos no Wikisource.

Site Observações
Biblio - Biblioteca Virtual de Literatura
  • Acervo focado especialmente em autores brasileiros que já se encontram com obras em domínio público; mesmo assim, atentar para a possibilidade de existirem obras protegidas nos EUA.
  • As inclusões mais recentes do acervo tem sido no modo de imagem (imagem com marca d'água do site e texto modernizado), o que talvez dificulte a sua inclusão no Wikisource lusófono.
NUPILL - Biblioteca Digital de Literatura
  • Contém materiais que estão em domínio público no Brasil mas não nos EUA, bem como publicações de autores brasileiros falecidos a menos de 70 anos. Será necessário pesquisar a data de falecimento do autor e, conforme o caso, a da primeira publicação da obra.
Portal Domínio Público
  • Biblioteca digital mantida pelo Ministério da Educação, com áudios, vídeos, textos, fotografias, livros, artigos e trabalhos acadêmicos. É necessário verificar o status dos direitos autorais antes de inserir qualquer texto desse portal no Wikisource.
Project Gutenberg - seção em português
  • Contém materiais que estão em domínio público apenas nos EUA, e não no país de origem do material. Além disso, idiomas com mais volumes possuem obras que foram autorizadas de serem distribuídas pelo projeto — tal prática poderá também ser comum futuramente na seção em português. Será necessário pesquisar a nacionalidade do autor da obra e a data de falecimento do mesmo.

Originais[editar]

Locais onde é possível encontrar o fac simile das obras originais, que podem ser carregados ao Commons e transcritos no Wikisource utilizando a ferramenta de visualização de originais.

Site Observações

Arquivo Público do Estado de São Paulo

  • Revistas e jornais digitalizados.
Biblioteca Digital do Senado Federal [brasileiro]: Obras Raras
Riquezas Bibliográficas: Obras Raras na Câmara dos Deputados do Brasil
Biblioteca Nacional [Brasil]:
  • O enfoque dado até o momento é o de serem digitalizadas obras raras ou de acesso físico dificultoso. Por isso mesmo, possui diversos materiais (especialmente na parte de periódicos) que ainda se encontram protegidos por direitos autorais no Brasil (país de origem da maior parte do acervo). É necessário observar cuidadosamente o ano de falecimento do(s) autor(es) e a data da publicação original da edição digitalizada.
Biblioteca Nacional [Portugal]
  • Possui materiais mais recentes, tais como monografias. Apesar de estarem de acordo com a política de inclusão, é necessário atentar para o fato de tais materiais estarem protegidos por direitos autorais.
  • Possui digitalizações de originais que ou não estão em domínio público nos EUA, ou que não estão em domínio público nem em Portugal (país de origem da maior parte do acervo). É necessário observar cuidadosamente o ano de falecimento do(s) autor(es) e a data da publicação original da edição digitalizada.
  • As imagens costumam ser de baixa resolução. A Galeria:Peregrinaçam vem de tal site, tendo os .pdfs sido convertidos para .djvu através da Any2DJVu, opção Grab Document from Publicly Available URL.
Brasiliana USP
  • Materiais em sua maioria em domínio público.
Caminhos do Romance
  • Materiais em sua maioria em domínio público.
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Biblioteca Digital
  • Materiais em sua maioria em domínio público.
Fundação Calouste Gulbenkian - Colecção Teatro de Cordel
  • Materiais em sua maioria em domínio público.
Hemeroteca Digital
  • Materiais em sua maioria em domínio público.

Internet Archive - Livros em português

  • Contém digitalizações de materiais que estão em domínio público apenas nos EUA, e não no país de origem do material. Será necessário pesquisar a nacionalidade do autor da obra e a data de falecimento do mesmo.
  • As digitalizações do próprio Internet Archive já se encontram convertidas para o formato .djvu (explorar na navegação da página sobre uma obra a opção All Files: HTTP). Tais arquivos possuem OCR prévio de alta qualidade, que pode ser importado ao Wikisource lusófono através de uma leve alteração[b 1] no módulo djvutext.py do pywikipediabot.

Tesouros da Cidade - Biblioteca Mário de Andrade

  • Acervo de livros e fotografias digitalizados.

Biblioteca Digital Luso-Brasileira

Europeana

Romanceiro.pt

Áudio[editar]

Sítios web onde é possível encontrar áudio em língua portuguesa prontos para acompanhar textos do Wikisource.

Site Observações
LibriVox
  • Acervo de textos audíveis em domínio público e em diversas línguas, incluindo em português.

Notas[editar]

  1. Alterar site.family.namespaces de 104 para 106