* Academia Paranaense de Odontologia

Wikisource, a biblioteca livre
Ir para: navegação, pesquisa
Ata de Fundação da Academia Paranaense de Odontologia
por Rogério da Silva Berardi


Aos oito dias do mês de novembro de um mil novecentos e setenta e nove, na sede do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, sito à rua Cândido Lopes,0 número cento e quarenta e seis, quinto andar, nesta capital, com as presenças dos doutores Caetano dos Santos Marochi, Presidente da Comissão de Estudos e Ensino do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Raul Robine Bizerril, Membro da Comissão de Estudos e Ensino do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Manoel Eduardo Corrêa Costa, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Omar Zardo Britez, Conselheiro do Conselho Regional de Odontologia do Paraná; Humberto Rui Fernandes,, Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade Estadual de Ponta Grossa; Altmann Marques de Sampaio, Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná; Guilherme Walter Lowry, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Paraná, que estiveram reunidos objetivando a fundação da Academia Paranaense de Odontologia- A .P .O . Na falta de um Presidente efetivo, o Dr. Caetano dos Santos Marochi, assumiu a Presidência dos trabalhos, até que se procedesse à eleição da Comissão de Fundação.

Nesta fase foram encerrados os trabalhos preliminares da reunião e suspensa a sessão para a eleição. Apurados os votos e reabertos os trabalhos verificou-se haverem sido eleitos respectivamente para a Presidência e Vice-Previdência da Comissão os doutores Altmann Marques de Sampaio e Humberto Rene Fernandes.

Assumindo os trabalhos o Presidente eleito convidou a mim, Iara Maria Reirdal, para secretariá-los. A seguir determinou o Senhor Presidente que fosse feita a leitura da Carta-Convite enviada a todos os presentes, convidados a participarem desta reunião, que será transcrita na presente Ata integralmente: "Curitiba, 10 de Outubro de 1979. Prezado Colega, é intenção de um grupo de cirurgiões-dentistas, liderados pelo Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, estudar a possibilidade de promover a fundação em nosso Estado de uma Academia Paranaense de Odontologia, visando congregar numa instituição científico- cultural as figuras que tem colaborado com destaque nessa área.

Sendo assim, permitimo-nos a liberdade de vir à presença de Vossa Senhoria, na qualidade de Membro da Comissão Provisora, e, em nome desta, a fim de convidá-lo a participar da primeira reunião que será levada a efeito no dia 8 de novembro vindouro, às 20,00 horas, na sede do CRO-Pr., localizada no endereço constante no cabeçalho acima, impresso, ocasião em que serão examinados, preliminarmente, os critérios que deverão presidir a novel iniciativa. A presença do prezado colega a esse ato, constituirá relevante contribuição aos propósitos que serão debatidos, cujo comparecimento rogamos a fineza confirmar.

Atenciosamente. Caetano dos Santos Marochi, CD. Presidente da Comissão de estudos e Ensino do CRO-Pr.".

Após a leitura o Senhor Presidente fez uma breve exposição dos motivos da reunião bem posicionando as razões e a necessidade que tem o nosso Estado da criação de uma Academia da Classe Odontológica, a exemplo de outras classes profissionais.

Franqueou a palavra para, sobre o assunto, se manifestarem quaisquer dos presentes. Concedida a palavra ao Dr. Manoel Eduardo Corrêa Costa, Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, destacar ele a importância da criação da Academia, enumerando que, com esse evento, haveria um acompanhamento maior da evolução odontológica; existiria no campo cultural uma entidade do mais alto nível e da maior qualificação que se destinaria a homenagear, incentivar e a valorizar todos os trabalhos dos cirurgiões-dentistas, de modo direto, e de maneira indireta a todos quantos comprovadamente tenham prestado ajuda, colaboração e serviços relevantes à classe.

Que caberia à Comissão, no seu espinhoso cometimento, a seleção das pessoas que integrarão a novel Instituição, cujo critério seletivo há de caracterizar-se pela absoluta isenção no exame curricular dos postulantes às vagas; a fixação do número de vagas; a elaboração dos Estatutos e do Regimento Interno; o estudo do vestuário dos acadêmicos e os implementos de homenagem, tais como medalhas, diplomas, etc..As conclusões, relatórios, sugestões e idéias da Comissão deverão ser submetidas à apreciação dos demais presentes, com a palavra o Sr. Presidente disse lhe parecer que todos os acadêmicos devem possuir dados eletivos que os promovam à concorrência das vagas. O Dr. Guilherme Lowry com a palavra disse que os cirurgiões-dentistas deverão ser altamente qualificados e para essa qualificação, entre outras exigências que venham ser fixadas, devem ser estudadas todas as bibliografias dos candidatos. O Presidente eleito, Sr. Altmann Marques de Sampaio concitou a todos para a elaboração do Anteprojeto de Estatuto que irá nortear os destinos da Academia a fim de submetê-lo à deliberação dos integrantes da reunião a ser levada a efeito no dia vinte e dois (22) de novembro, naquele momento convocada. Antes do encerramento da reunião o Sr. Presidente agradeceu a confiança de seus pares elegendo-o Presidente da Comissão, esclarecendo, ainda, que a próxima reunião se realizará na Sede da Associação Brasileira de Odontologia, Secção do Paraná, sita à rua Dr. Murici, nº.439, 8º. Andar, às vinte (20) horas, e , agradecendo a presença de todos, determinou a suspensão da presente sessão para a lavratura da presente Ata. Reabertos os trabalhos foi esta lida e aprovada por unanimidade, indo assinada por mim, Secretária, pelo Presidente, e por todos os presentes. Curitiba, em 08 de novembro de 1979. Digo também se fez presente à reunião de fundação da Academia Paranaense de Odontologia o Dr. João Carlos Ribeiro, membro da Comissão de Estudos e Ensino do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, achando-se, ainda, presentes, digo, tendo sido convocados pelo Senhor Presidente da Comissão de Estudos e Ensino do CRO Pr. a comparecerem à reunião, além das pessoas mencionadas no início desta Ata, as seguintes: Dr. Amaury Mattei, Presidente do Sindicato dos Odontologistas; Dr. Guilherme Augusto de Barros Nolasco, Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade Estadual de Londrina e o Dr. Luiz Pilotto, Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade Católica do Paraná. Ressaltar, ainda, o senhor Presidente, a importância da reunião, que constituía, sem qualquer sombra de dúvida, um fato histórico na odontologia paranaense, por isso determinar fosse deixado em aberto uma ou mais páginas para coleta de assinaturas dos que assim o desejassem. Curitiba, 08 de novembro/1979. Seguem-se assinaturas dos presentes à reunião.


Estaremos nos reportando ao depoimento do Dr. Raul Robine Bizerril, feito sobre o início das articulações para a fundação da Academia Paranaense de Odontologia.

Em meados da primavera do ano de 1979, ainda um pouco antes do horário de início das aulas do curso de graduação, da disciplina de cirurgia na qual militávamos, estávamos eu e o professor Manoel Eduardo, levantando a cabeça me olhou pôr um instante e disse "precisamos homenagear os velhinhos da odontologia"; estive pensando muito essa noite e lembrei de uma reunião na Academia Brasileira no Rio de Janeiro, de uma conversa com o Dr. Fernando Souza Lapa surgiu a idéia das Academias Estaduais e concluí que é chegada a hora do Paraná ter uma Academia de Odontologia; você está disposto a trabalhar junto comigo para fundar-mos uma Academia aqui no Paraná? -Como nosso relacionamento, de há muito, já era de boa amizade, sentindo-me honrado pelo convite, não titubeei em aceitar. Após umas poucas vezes em que trocamos idéias à respeito, ora nas dependências da UFPr., ora em sua clínica particular, decidimos que, para dar continuidade ao propósito, deveríamos compor uma comissão ( de altíssimo nível como dizia ele) a qual teria a incumbência de dar continuidade à idéia. Já nesta fase contávamos com a participação do professor João Carlos Ribeiro pelos vínculos de amizade que mantinha com o prof. Manoel Eduardo, que colaborando com sua gestão de Presidente do Conselho de Odontologia, quer em sua clínica particular. A composição da aludida comissão foi estabelecida com convite pessoal aos dentistas que labutavam pela odontologia no Estado do Paraná. Assim, foram convidados: Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná ,Altmann Marques de Sampaio; Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade de Ponta Grossa, Humberto Rene Fernandes, sendo representado pelo Dr. Waldir Silva Capote; Presidente da Associação Brasileira de Odontologia ,Dr. Guilherme Walter Lowry; o Presidente do Sindicato de Odontologia do Paraná ,Amaury G.G. Mattei; o Professor Caetano Marochi como Presidente da Comissão de Ensino do CRO.Pr. e o Professor Omar Zardo Britez.

06 de Fevereiro de 1980.

Reuniu-se a Comissão de fundação da Academia Paranaense de Odontologia para aprovar a relação de nomes que deverão compor a primeira diretoria da A .P .O ., com a incumbência de promover o seu desenvolvimento de acordo com o estatuto previamente elaborado e sugerido pôr esta comissão. Os nomes propostos foram os seguintes: Antonio Vieira Bittencourt, Antonio Feres, Arthur Virmond Lacerda, Aristeu Corrêa Bittencourt Junior, Ataliba Moreira, Francisco Glicério Leal, Galbas Augusto Knechtel, Glauco Silva, Cesar Nobre de Almeida, Henrique Geraldo Marino, João Portela Luz, José Ferreira, Luiz Pilotto, Laercio Nickel Ferreira Lopes, Nelson Crivelaro, Odoacre Regatiere, Orildo Luiz Scheffer, Reinaldo Scheibe, Rogerio da Silva Berardi, Sebastião Simões Gomes e Waldir Silva Capote. Em seguida, o Sr. Presidente colocou em discussão a forma pela qual seriam os listados, cientificados do fato, ficando estabelecido que os mesmos seriam convidados pôr ofício, ressaltando a grande responsabilidade implícita à aceitação e continuidade da instituição ora nascente.

Aos trinta dias do mês de outubro de um mil novecentos e oitenta, no salão nobre do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná, reuniu-se solenemente a comissão de fundação da APO.,

Composta dos seguintes membros: Altmann Marques Sampaio, presidente da comissão, Raul Robine Bizerril, secretário da comissão, Manoel Eduardo Corrêa da Costa, presidente do CRO., Guilherme Walter Lowry, presidente da ABO Pr., Amaury Gabriel Grassi Mattei, presidente do S.O.Pr., Caetano Marochi, presidente da comissão de estudos do CRO Pr., Waldir silva Capote, representante da Faculdade de Odontologia Estadual de Ponta Grossa, Dr. João Carlos Ribeiro representante do Departamento de Odontologia Restauradora do Curso de Odontologia, Omar Zardo Brittez, Presidente eleito do CRO Pr. Após a abertura da reunião solene, feita pelo Presidente da Comissão Dr. Prof. Altmann Marques Sampaio e Coordenador do Curso de Odontologia, foi composta a mesa pelos seguintes elementos: Ele, Sr. Presidente, Eu, Raul Robine Bizerril como secretário, e mais os senhores presidentes do CRO, do SO Pr, e da ABO Pr.. Procedeu-se a leitura dos nomes dos primeiros acadêmicos que nesta oportunidade tomam posse para constituírem a primeira diretoria da A .P .O ., cuja relação encontra-se na ata anterior. Tomou a palavra o Prof. Altmanmn Marques Sampaio, proferindo as seguintes palavras: Exmos Srs., Exmas Sras., Exmas Srtas,. Exmos Srs Prof. E Excelentíssimos Senhores Acadêmicos. "Hoje é um dia dos mais importantes da Odontologia Paranaense, hoje tem início a vida de uma nova entidade cultural das mais expressivas no nosso Estado e, como primeira em nosso Estado, também o é para o nosso país. Trata-se do início das atividades da Academia Paranaense de Odontologia. Uma Academia de Odontologia tem os mais altos e puros ideais, principalmente no sentido de enobrecer a profissão odontológica no seu campo cultural e científico. Este sodalício, formado por uma classe constituída por um gênero bem definido de pessoas que atende, exatamente o anseio de cada um de viver mais e melhor dentro de um mundo sem o sofrimento da dor, da pobreza e da ignorância, tem todo o campo do exercício da Odontologia ou seja, o cientifico e o social, fazendo jús, assim, a atual projeção da nobre profissão de Cirurgião Dentista. Como tudo teve início, o desta entidade de cultura, exatamente o teve no pensamento de vários Cirurgiões Dentistas que, ciosos de sua profissão e vendo que a mesma cada vez mais se sobrepõe no conceito das demais, tiveram a feliz idéia de criar a Academia Paranaense de Odontologia, fato que hoje temos aqui é o resultado de muita troca de idéias, muitas reuniões e muito trabalho. Sendo histórica, mesmo porque esta solenidade, primeira da Academia, é histórica, não é demais, neste momento de efusão, contar os pródomos da Academia Paranaense de Odontologia. Amadurecida a idéia nas conversas informais, passou-se às reuniões para tratar do magno assunto, e para que não houvesse qualquer influencia maior de outra entidade, as reuniões foram feitas, alternadamente, neste Curso de Odontologia, no Conselho Regional de Odontologia e na Associação Brasileira de Odontologia, e como tinha caráter estadual, convidou-se para tomar parte na comissão organizadora, Colegas de Londrina, Maringá e Ponta Grossa, indiscutivelmente, núcleos culturais exponenciais de nosso Estado. É de se louvar aqui, a presença sempre marcante dos nobres Colegas de Ponta Grossa que cooperaram, sem desvanecimento para que este momento fosse a realidade que é. Quero trazer ao conhecimento de Vs.Excel. que a Comissão Organizadora só deu inicio aos seus trabalhos depois de ficar assentado que nenhum de seus membros faria parte do Corpo de Acadêmicos, demonstrando, assim, que visava apenas o engrandecimento da Odontologia do nosso Estado sem qualquer outro interesse, muito menos pessoal. Acredito que isto, de persí, já dá um testemunho marcante do espírito altruísta do Cirurgião Dentista Paranaense, e que já estava no momento azado para a criação da Academia. Nós da Comissão, tomamos a liberdade de escolher, os vinte e um primeiros nomes para dar início às atividades da Academia e, além dos méritos próprios de Cirurgiões Dentistas estudiosos, líderes da comunidade em trabalhos sociais da maior relevância, homens probos, voltados mais para o próximo que para si mesmos, levamos em conta a atividade de organizador de cada um, pois queremos que esta Academia se consolide e progrida. Justifica-se esta escolha, que de passagem, foi unânime na Comissão Organizadora, com o anseio que todos temos, Acadêmicos ou simples Cirurgiões Dentistas, de que a realidade deste momento seja perene. Excelentíssimos Senhores Acadêmicos, digo, o trabalho de Vossas Excelências será grande, pois se já redigimos um ante- projeto de Estatuto como estudo inicial, cabe, a vossas Excelências, concretizá-lo com as emendas e ampliações que acharem necessárias. Faz-se preciso, da parte de V.Ex., estabelecer o Regimento Interno da Academia para o seu eficiente desempenho. Sabemos, por outro lado. Que V.Ex., que já tem grande experiência no trato de outras organizações culturais, não terão dificuldade para vencer esta etapa. Nós da Comissão Organizadora de que sou interprete neste momento, sentimos indizível alegria ao constituir esta Academia com tão ilustres membros, e apresentamos em conjunto, a dissolução da referida Comissão agora não mais necessária, pois, v.Ex., os primeiros Acadêmicos, temos certeza, levarão avante esta idéia e realização. Transportemo-nos, neste instante, para o esplendor longínquo onde repousam muitos de nossos companheiros. Elevemos nossos pensamentos para aqueles que não alcançaram este momento, porém que não deixaram de ser lembrados pelo muito que fizeram pela cultura, pelo trabalho e pela humanidade, no exercício da nobilante profissão de Cirurgião Dentista , mesmo porque, estes, pelo que fizeram, facilmente foram lembrados para patronos das Cadeiras de nossa Academia Paranaense de Odontologia. Excelentíssimos Senhores Acadêmicos, de agora em diante, a Academia Paranaense de Odontologia é vossa, e em melhores mãos, não poderia estar, uma vez que, a Vossa escolha, foi unânime e tranqüila, reflexo da vida íntegra que sempre tiveram e que os credenciaram à imortalidade Acadêmica. Tenho Dito". Muito aplaudido pelos presentes, o Prof. Altmann Sampaio, a seguir deixou livre a palavra. Pediu a palavra o Prof. Dr. Luiz Pilotto, que, em nome dos primeiros Acadêmicos proferiu palavras de agradecimento em bela alocução, também bastante aplaudida pelos presentes. Retomou a palavra o Prof.Dr. Altmann Sampaio, quando, na oportunidade, transferiu a posse de toda a documentação existente em poder da Comissão de Fundação aos Senhores Acadêmicos, rejubilando-se pelo fato consumado. Nada mais havendo a tratar, deu-se pôr encerrada a reunião agradecendo a presença de todos. Do que para constar, eu, Raul Robine Bizerril, Secretário Ad. Hoc. Lavrei a Presente Ata. Curitiba,30 de Outubro de 1980. Seguem-se diversas assinaturas.

Ata da Assembléia Geral Extraordinária, para a instalação da Academia Paranaense de Odontologia.

Realizada aos treze dias do mês de agosto de hum mil novecentos e oitenta e dois., às vinte horas, no Auditório da Associação Brasileira de Odontologia- Sessão do Paraná, sito à Rua Dr. Muricy, nº.439- 3º. Andar, conforme ofícios de números 01 a 20/82 e 22/82, enviados aos senhores acadêmicos, protocolados devidamente, aos residentes na capital, e em correspondência A .R . , aos residentes no interior, com a seguinte ordem do dia:- 1º.-Recebimento do acervo transferido pela Comissão Organizadora da Academia Paranaense de Odontologia. 2º.-Termo de Posse e Compromisso de Deveres. 3º.-Designação dos Cargos da Comissão Executiva Provisória e eleição de seus Membros. 4º.-Formacao da Comissão de Composição do Estatuto e Regimento Interno, e eleição de seus membros. 5º.- Formação da Comissão Histórica, e eleição de seus membros. 6º.- Formação da Comissão de Paramentos e Protocolo, e eleição de seus membros. 7º.-Formação da Comissão de Apreciação para a Admissão à Academia, e eleição de seus membros. 8º.-Fixação de uma contribuição inicial, que será creditada na taxa de jóia. 9º.- Sugestões sobre a estrutura da Academia, e subsídios ao Anteprojeto do Estatuto e Regimento Interno. Aberta a sessão de instalação da Academia Paranaense de Odontologia, pelo acadêmico Dr. José Ferreira, às 20,15 horas, o qual faz um breve relato histórico sobre a fundação da APO., em seguida justificou aos presentes, a ausência do Prof.Dr. Altmann M.Sampaio, por motivo de saúde. Em seguida convidou o Dr. Newton Mattogrossense Maiewski, presidente da ABO Pr. para fazer parte da mesa que está dirigindo os trabalhos, o qual se dirigiu à mesa, e pronunciou as seguintes palavras:- Prezados senhores Acadêmicos. Estou aqui em nome da Diretoria da Associação Brasileira de Odontologia, Sessão do Paraná, para colocar à disposição dos senhores Acadêmicos, as nossas instalações e almejar que esta Academia se torne mais uma pedra formadora de um todo. Auguro um futuro próximo que nos encontremos nas novas instalações da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da ABO Pr.. Lá estão sendo implantadas condições materiais para o progresso de nossa profissão e aqui cultuando o passado, para que as gerações futuras tomem conhecimento do que representou para nós o dia de hoje, da instalação da Academia Paranaense de Odontologia. Sejam Benvindos. Em seguida o Acadêmico Dr. José Ferreira continuou com a Assembléia em sua ordem do dia. Antes de passar ao item 3º. Da ordem do dia, o acadêmico Dr. José Ferreira, comunicou aos presentes, que na primeira reunião extra-oficial, foi designada uma comissão provisória para dirigir os trabalhos, e que pôr unanimidade dos acadêmicos presentes, ficou assim constituída: Presidente:- Ac. Dr. José Ferreira, Secretário:- Ac. Dr. Rogério da Silva Berardi, Tesoureiro:-Acad. Dr. Nelson Crivellaro, o qual pôr motivo de saúde, não pode dar continuidade, assumindo a tesouraria o Acad. Dr. Reynaldo Scheibe. Em seguida, o Sr. Presidente fez uma explanação Sobre cada uma das Comissões a serem formadas de acordo com a ordem do dia, declarando que neste momento estava encerrando os trabalhos da comissão que tinha sido provisoriamente constituída, passando a presidência dos trabalhos ao DR. Newton Mattogrossense Maiewski- presidente da ABO.Pr., para que desse continuidade à ordem do dia. Assumindo este a presidência dos trabalhos, deu prosseguimento à ordem do dia. 3º. Item:- Da Comissão executiva provisória, o acad. Dr. Glauco Silva, propôs que a mesma fosse constituída de:- Presidente, Secretário e Tesoureiro e o Acad. Dr. José Ferreira, propôs que a mesma fosse constituída de :- Presidente, 1º. e 2º. Secretários e 1 Tesoureiro. Postos em votação foi aprovada pôr unanimidade a Segunda proposição. Pôr unanimidade ainda ficou decidido que a votação não só dessa comissão, como das demais, serão pôr aclamação. Pelo Sr. Presidente da mesa, foi posta em votação o nome dos acadêmicos que constituirão a comissão executiva, que pôr aclamação ficou assim constituída:- Presidente Acad. Dr. José Ferreira, 1º. Secretário. Acad. Dr. Rogério da Silva Berardi, 2º. Secretário. Acad. Dr. Glauco Silva, Tesoureiro, Acad. Dr. Reynaldo Scheibe. Em seguida o Dr. Newton Mattogrossense Maiewski, que estava presidindo os trabalhos, deu posse aos acadêmicos recém eleitos na comissão executiva, para dar continuidade aos trabalhos da ordem do dia.

Ata da Sessão Solene realizada em vinte e quatro de Maio de 1984 às 20,00 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.

Apresentação dos Membros Titulares fundadores da Academia Paranaense de Odontologia, às autoridades, entidades odontológicas e à Sociedade Paranaense, e a devida paramentação dos acadêmicos. Na pessoa do colega Dr. Mário Bittencourt, como mestre de cerimonia, foi procedida a chamada nominal das autoridades para a composição da mesa dirigente dos trabalhos, e que ficou constituída:- S.Excia. Dr. José Richa, governador do Estado do Paraná, representado no ato pelo Dr. Luiz Cordoni Junior- M.D. secretário da Saúde e Bem Estar Social do Estado do Paraná, Acadêmico Dr. José Ferreira, Presidente da Academia Paranaense de Odontologia., S. Excia Dr. Mauricio Fruet, M.D. Prefeito Municipal de Curitiba, representado pelo Dr. Marcos Aurélio Paterno, Ex.mo Prof. Dr. Alcy Ramalho , magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná, representado pelo Dr. Amauri G. Mattei, que representa também o Sindicato dos Odontologistas do Paraná, do qual é Presidente, e ainda representante como - chefe do Departamento de Estomatologia do Setor de Ciências da Saúde da U.F.R.do Pr.- Ex.mo Sr. Prof. Oswaldo Arns, Magnífico Reitor da Universidade Católica do Paraná, representado pelo Dr. Ary Cristian, que também representa a Direção do Centro de Ciências Biomédicas da Universidade Católica do Paraná, e ainda, o Presidente da Academia Paranaense de Medicina, -Exmo Sr. Dr. Fernando de Souza Lapa, Presidente do Conselho Federal de Odontologia, representado pelo Prof. Dr. Manoel Eduardo Corrêa da Costa, e Coordenador do Curso de Odontologia do Setor de Ciências da Universidade Federal do Paraná, e membro da Comissão Organizadora da Academia Paranaense de Odontologia, Dr. Omar Zardo Britez, Presidente do CRO.Pr., representado pelo Dr. Raul Robine Bizerril, que também é membro da comissão organizadora da Academia, -Dr, Newton Mattogrossense Maiewski, Presidente da Associação Brasileira de Odontologia-Sessão do Paraná, -Dr. Edino Beltrami, chefe em exercício do Departamento de Odontologia Restauradora do Setor de Ciências e Saúde da U.F.do Pr..- Dr. Gilson Blitzkow Sydney, Presidente da Associação paranaense de Endodontia,- Dr. Luiz Carlos Pereira Tourinho, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná.- e considerando como dela fazendo parte:- Dr. Azor de Oliveira Cruz, presidente do Instituto paranaense de História da Medicina, Dr. José Carlos Martinez, diretor da T.V. Paranaense -canal 6, Dr. João Milanez, diretor da tv Curitiba canal 2.- Dr. Roberto Barrozo Filho, diretor do Jornal "O Estado", representado pelo Dr. Roberto Barrozo Neto,- Dr. Roberto Lopes, Diretor da Rádio Estadual, Cel. Raul Victor Lopes, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, representado pelo Cel. Dr. Luiz Puglia, chefe do Serviço Odontológico da P.M.E. Pr., -Dr. Altmann Marques Sampaio, Presidente da Comissão Organizadora da Academia, -Dr. Caetano dos Santos Marochi, representante da Faculdade de Odontologia de Ponta Grossa, e da ABO.Regional de Ponta Grossa, e membro da Comissão Organizadora da Academia Paranaense de Odontologia.

Composta a mesa dirigente dos trabalhos, S.Excia. Dr.Luiz Cordoni Junior, representando o Governador do Estado, abre a sessão solene, convidando os presentes a ouvirem o Hino Nacional. Após a execução do mesmo, S.Excia. dá posse ao Acadêmico Dr. José Ferreira, presidente da Academia Paranaense de Odontologia, e ainda que o Dr. Mário Bittencourt, fará a apresentação dos acadêmicos e lerá seus "curriculum vitaes". Em seguida chama o Dr. José Ferreira lê seu Curriculum, o qual o acadêmico houve em pé, após o que, se dirige ao local onde está sua madrinha, no caso sua esposa, sobem ao palco e se dirigem a S. Excia Dr. Luiz Cordoni Junior, o qual lhe entrega a medalha e o botão, que são colocados no acadêmico pela sua esposa, em seguida recebe do Dr. Luiz Cordoni Junior, o certificado de Membro Efetivo Fundador da Academia Paranaense de Odontologia, em seguida o acadêmico, leva sua madrinha ao local de assento da mesma, retorna ao palco, assume o local designado para as entregas das medalhas e botões. O Dr. Mario Bittencourt, passa a apresentar os demais acadêmicos por ordem alfabética, o acadêmico ao ser chamado, fica em pé, ouve a leitura de seu curriculum, o número da cadeira para o qual foi designado, em seguida dirige-se com sua madrinha, esposa, à mesa dos trabalhos, a madrinha coloca a medalha e o botão no acadêmico, após dirigem-se ao Dr. Luiz Cordoni Junior, Representante do Governador, do qual o acadêmico recebe o certificado, após os cumprimentos, retornam aos seus lugares .Os números das cadeiras foram sorteados entre os Senhores Academicos e por ordem alfabetica foi procedida a seguinte chamada:- -Antonio Feres Cadeira nº. 5 Aristeu Correia Bittencourt Junior Cadeira nº. 4 Arthur Virmond de Lacerda Cadeira nº. 8 Ataliba Moreira Cadeira nº.13 Francisco Glicério Leal Cadeira nº. 3 Glauco Silva Cadeira nº.14 Henrique Geraldo Marino Cadeira nº. 9 José Ferreira Cadeira nº.11 Laercio Nickel Ferreira Lopes Cadeira nº.16 Luiz Pilotto Cadeira nº.12 Nelson Crivellaro Cadeira nº.15 Odoacre Regattieri Cadeira nº.7 Orildo Luiz Scheffer Cadeira nº.2 Reynaldo Scheibe Cadeira nº.1 Rogerio da Silva Berardi Cadeira nº.10 Waldir Silva Capote Cadeira nº.6 Finda a parte da apresentação dos Acadêmicos, é dada a palavra ao orador da Academia Paranaense de Odontologia, acadêmico Dr. Orildo Luiz Scheffer, que proferiu longo discurso historiando o início da APO em 08 de Novembro de 1979, a primeira Diretoria Eleita em 30 de Outubro de 1980, segundo o Estatuto a Academia Paranaense de Odontologia destina-se a) homenagear a memória de cirurgiões dentistas, estimulando, com seus exemplos, os jovens -A Academia organizará a Galeria dos Vultos Eméritos da Odontologia Paranaense, composta de nomes de Cirurgiões Dentistas, cuja atuação na vida comunitária do Estado, tenha sido marcante. Assim estaremos reverenciando o passado, respeitando a tradição, estimulando um futuro promissor. b) Desenvolver o estudo da História da Odontologia Paranaense. Ninguém e nenhuma organização sobrevive dignamente sem história. c) Premiar Cirurgiões Dentistas que contribuírem para o progresso da ciência. d) Cultivar o estudo das ciências Odontológicas, e) Estimular a pesquisa odontológica. A Odontologia é uma ciência dinâmica, seus conceitos, suas técnicas, se renovam a curto prazo; premiando cirurgiões dentistas, cultivando o estudo da ciência odontologica, estimulando a pesquisa, estaremos prevenindo o futuro, provocando o avanço técnico- científico da Odontologia. f) Contribuir para a solução de problemas odontológicos de interesse comunitário. O Brasil é um país de doentes.- A Odontologia é ciência de saúde por excelência. g) Manter intercâmbio com entidades congêneres. Em seguida o Senhor Presidente, passou a palavra ao Dr. Luiz Cordone Junior, o qual em rápidas palavras enalteceu o brilhantismo da solenidade, a conjuntura da APO e principalmente aos acadêmicos dignos representantes da classe odontologica Paranaense. O acadêmico Dr. José Ferreira, presidente da APO, em seguida agradeceu a presença de todos, dando por encerrada a sessão solene, cuja ata foi por mim Acad. Dr. Rogerio da Silva Berardi, secretário geral da APO, lavrada aos vinte e cinco dias do mês de julho de 1984. Seguem-se as assinaturas dos Acadêmicos que neste dia tomaram posse.


Após a tomada de Posse dos Membros Acadêmicos seguiram-se as demarches para a complementação de 24 novos Acadêmicos que completariam o quadro de 40 integrantes da Academia Paranaense de Odontologia, número adotado para a APO.