Archivo nobiliarchico brasileiro/Barra Mansa (Barão e Visconde com grandeza de)

Wikisource, a biblioteca livre

BARRA MANSA. (Barão e Visconde com grandeza de) João Gomes de Carvalho.

Nasceu no Amparo da Barra Mansa, na Provincia do Rio de Janeiro em 30 de Abril de 1839.

Falleceu no Rio de Janeiro em 26 de Abril de 1899, solteiro. Filho de Manuel Gomes de Carvalho, 1º Barão do Amparo e de sua mulher, a Baroneza, D. Francisca Bernardina Leite de Carvalho. Era irmão do 2º Barão do Amparo e do Barão do Rio Negro.

Proprietario e fazendeiro no Municipio de Barra Mansa, Provincia do Rio de Janeiro.

Era Moço Fidalgo com exercicio na Casa Imperial, Dignitario da Imperial Ordem da Rosa, Commendador da I. Ordem de Christo e da Conceição de Villa Viçosa, de Portugal.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo esquartelado; no primeiro e quarto, — em campo de oiro, tres cabeças de indios araris com um turbante de pennas de côres na cabeça, póstas em roquete —; no segundo e terceiro, em campo vermelho um pelicano de oiro em seu ninho, mordendo as entranhas para com seu sangue nutrir os filhos; chefe de azul, com tres besantes de prata. Por differença uma brica de prata com um ramo de cafeeiro de sinople e bordadura de azul. Timbre: uma das cabeças de indio do escudo. Divisa: Ambilio et invidia sit procul. (Brazão passado em 18 de Julho de 1867. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 82).

CREAÇÃO DOS TITULOS: Barão com grandeza por decreto de 5 de Maio |de 1867. Visconde com grandeza por decreto de 15 de Janeiro de 1868.